Como montar looks inspirados em filmes antigos

domingo, abril 01, 2018

looks inspirados em filmes antigos, looks de filmes antigos, como usar look retrô, retro look, vintage look

O cinema é uma das formas de expressões artísticas que mais conquistam fãs. Querendo ou não, quando uma produção cinematográfica se torna um clássico, seja pela inovação, pelas atuações, pela trama ou pelo momento em que foi lançada, ela deixa uma marca cultural muito grande no imaginário popular. Com isso, muitos filmes de sucesso acabam influenciando de maneira intensa nossos hábitos e também o nosso estilo.

Para quem ama moda, o cinema é uma ótima fonte de inspiração. Sem dúvida, alguns filmes se destacam pelo figurino e estilo dos personagens. Dessa forma, quando uma peça ou um acessório de uma produção cinematográfica faz muito sucesso, a iconografia deles já é o suficiente pra reconhecer um filme, mesmo que você não o tenha assistido.

Por exemplo, em O Pecado Mora ao Lado, estrelado por Marilyn Monroe em 1955, o seu famoso vestido branco foi imortalizado como uma das imagens mais famosas do cinema.

O Pecado Mora ao Lado, O Pecado Mora ao Lado, look retrô, retro look

Confeccionado em chiffon, com saia plissada e busto drapeado, deixando as costas à mostra, o modelo esvoaçante de Marilyn ganhou fama e tornou-se objeto de desejo, sendo recriado por muitos estilistas.

Hoje a moda segue várias tendências, e não é difícil adaptar as referências de filmes antigos para o dia a dia. Por isso, selecionei algumas propostas de looks, inspirados em clássicos do cinema, que você pode adaptar ao seu visual, levando em consideração o seu estilo e gosto pessoal.

Breakfast at Tiffany’s (Bonequinha de Luxo)

Após quase 60 anos em que o filme chegou às telonas, o estilo de Holly Golightly ainda é uma referência nos dias atuais. Quando se pensa em Bonequinha de Luxo, é impossível não lembrar do tradicional tubinho preto, pérolas, óculos de sol, luvas e sapatilhas que a personagem usava ao tomar seu café da manhã, em frente à vitrine da emblemática joalheria Tiffany.

Se você quer se sentir elegante e cheia de classe, experimente compor um look atemporal, inspirado na protagonista desse filme que se tornou um clássico. O trio vestido preto básico + óculos escuros + acessórios de pérolas, já são o suficiente para remontar este look e deixar o seu visual extremamente sofisticado e cheio de charme!

Breakfast at Tiffany’s look, Breakfast at Tiffany’s, Bonequinha de Luxo, look Bonequinha de Luxo, como se vestir como Audrey Hepburn, looks retrô, retro look

Funny Face (Cinderela em Paris)

Outro filme famoso com Audrey Hepburn é Cinderela em Paris, de 1957. Nele, a atriz vive uma atendente de loja que acaba sendo recrutada como modelo, por um fotógrafo de moda, que deseja tê-la como novo rosto da revista mais importante do ramo nos EUA. Esse filme é praticamente um desfile de looks e modelos da alta-costura, tanto que todos os trajes que ela ostenta são criações do renomado estilista Hubert de Givenchy.

Um dos vestidos mais emblemáticos do filme é o longo vermelho, em que a personagem de Hepburn aparece descendo as escadas nos cartazes do musical. Entretanto o look mais simples, porém chique, é o que mais chama a atenção: calça cigarrete preta, suéter com gola rulê da mesma cor e mocassim.

Apostar nesse estilo é bem fácil, basta investir em calças de alfaiataria, blusa de gola alta e sapatilha, ou um scarpin para ocasiões mais sociais.

Funny Face look, Funny Face, look Jo Stockton, como se vestir como Audrey Hepburn, looks retrô, retro look

Difícil escolher apenas um look marcante da princesinha do cinema, não é mesmo?

Cinema Western

Bastante popular nas décadas de 1950 e 1960, o chamado cinema western, também conhecido sob os termos "filmes de cowboys" ou "filmes de faroeste", eram os filmes do velho oeste americano.

O visual western teve grande influência na moda dos anos 50, e ele nada mais é que o estilo cowboy, com todas aquelas características tradicionais que já conhecemos: franjas, calça de couro, botas, camisa xadrez, cinto com fivela e o chapéu. Estes itens eram fundamentais em filmes como a Trilogia do Homem Sem Nome (com Clint Eastwood), Era Uma Vez no Oeste (com Cláudia Cardinale), no Tempo das Diligências e Bravura Indômita (ambos com John Wayne, o rei do faroeste).

Além dos clássicos duelos e tiroteios, esses filmes traziam cenas de partidas de poker, já que naquela época o Texas Hold´em estava começando a ganhar popularidade no Estado da Estrela Solitária. Não é por acaso que o chapéu de cowboy tornou-se um acessório icônico no âmbito desse tipo de jogo, durante a década de 1960.

Para esse tipo de look não ficar caricato demais, você pode incluir apenas alguns elementos isolados do estilo western. Por exemplo, uma versão mais moderninha ou reinventada do chapéu de cowboy, pode ser escolhida em vez do modelo tradicional para dar um toque de estilo ao look.

Cinema Western, look Western, como se vestir como cowboy, looks retrô, retro look, look country, look sertanejo

Camisas xadrez ficam ótimas com jeans (seja calça, shorts, saia ou jardineira). Mas uma alternativa interessante de camisa nesse estilo, e que foge do clichê, são as lisas com ponteira de metal na ponta da gola, que pode ser incrementada com um colete de couro ou camurça, ou até mesmo com um blazer, como mostra a inspiração acima.

As botinhas vão bem com calça, shorts, saias ou vestido e, na dúvida, aposte em acessórios ou peças com franjas, mas sem exageros para não sobrecarregar, pois este é um look marcante - a não ser que você goste mesmo de ousar!

Pulp Fiction (Tempo de violência)

O clássico Pulp Fiction é uma obra considerada cult, como a maioria dos filmes de Tarantino. O enredo acompanha três histórias diferentes, mas que acabam se entrelaçando em uma narrativa não linear, e envolve gangsters, romance e diálogos inteligentes.

Mesmo quem ainda não assistiu ao filme, já deve ter visto a cena da dança de Uma Thurman e John Travolta. Nessa cena, o estilo emblemático da personagem Mia Wallace é composto por uma camisa branca folgadinha, uma calça preta bootcut cropped e sapatos Oxford. Um look simples de montar, super atual e épico!

Pulp Fiction look, Pulp Fiction, Mia Wallace, Mia Wallace look, como se vestir como Mia Wallace , looks retrô, retro look

O que vocês acharam das propostas de looks e qual foi seu favorito?
Algum filme já te inspirou na hora de montar um visual com ares retrô?

Acompanhe o blog também em: Instagram | Twitter | Facebook | Pinterest

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM:

34 comentários

  1. Tenho um vestido preto que lembra um pouco esse da Audrey Hepburn.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente apaixonada pelos looks que você selecionou e refez, um mais lindo que o outro! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Amo o figurino emblemático de Bonequinha de Luxo.Pra mim pérolas e vestido preto é uma combinação que nunca sai de moda.Gosto muito do figurino de Funny Face também, embora eu tenha achado o filme bem chato hahahah, não sou a maior fã da Audrey, único filme com ela que eu consegui gostar foi Sabrina.

    Beijos!

    http://www.blondevenus.com.br

    ResponderExcluir
  4. Já vi muita gente copiando esse da Bonequinha de Luxo e o melhor é que dá pra usar em festas a fantasia também, é só adicionar a coroa/tiara no cabelo. Sorte que essa calça de look simples do filme Cinderela em Paris voltou a moda e a gente encontra até nas fast fashions né? Esses estilo cowgirls é muito festival de músicas adoro! Esse com Pulp Fiction é bem confortável para o dia a dia e ótimo para trabalhar também né? Que é o elegante misturado com o despojado. Adoro! Amei muito esse post e já salvei nos favoritos <3
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Miito bom post. Adorei suas inspirações e esses filmes são obras de arte do cinema. Nem de propósito o meu look de hoje é inspirado no filme Casablanca.
    Xoxo from Portugal

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado, minha querida :)

    Ótimo post! Adorei as dicas e as inspirações :D

    NEW FASHION POST | THE COOLEST PIECES FOR THE EARLY SPRING :o
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  7. Ariadne, achei todas as inspirações lindas! Dá vontade de sair recriando tudo!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  8. Menina, que post de QUALIDADE! Eu amei! Adoro ler coisas informativas e bem feitas e o seu post está tudo isso e mais um pouco. E sim, os figurinos eles mudam muito a cultura, mesmo que de forma bem sutil. Se novela faz isso imagina filmes que as pessoas veem no mundo todo? Influencia muito!! Eu passei a prestar muito mais atenção nos figurinos do filme e como eles se relacionam também com a personalidade dos personagens que os usam... É bem interessante! Tudo é muito bem pensado.

    Adorei especialmente de Funy Face ☺ Faz mais posts assim, achei tão bonito e legal!!! Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  9. wow! amei as inspirações! ficaram super estilosos os looks!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  10. Amei esse post! É muito legal ver o quanto esses looks permanecem como inspiração!
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderExcluir
  11. Os looks recriados ficaram super atuais, muito bons para quem tem uma personalidade cheia de estilo e se identificada com algum dos filmes.

    eaidiy.com.br

    ResponderExcluir
  12. Nossa, maravilhoso esse post, amei os looks!
    Beijão amore. <3
    contornoperfeito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ari
    Amei o post, que inspiração total e às vezes tão simples de seguir. Audrey sempre será minha diva, apesar de achar a magreza dela meio aneróxica hahaha.
    Acho que a moda sempre anda junto ao cinema ou vice e versa.

    Mil beijos e uma semana incrível!
    DMulheresInstagramFanpage

    ResponderExcluir
  14. Such an interesting post! Thanks for sharing. :)

    Visit me at:
    Shoot for the stars | ☆ ☆ ☆ | Facebook page

    ResponderExcluir
  15. Uma linda seleção de looks. O cinema é realmente muito inspirador.
    Beijinhos!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  16. Nossa, Ariadne! Eu adorei esse seu olhar de moda e cinema e todas as peças que você escolheu me remetem a um estilo. Adorei transitar com você por esse olhar! ;)

    beijos!!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Que inspirações lindas. Amei as dicas!
    Beijos

    https://glamour-02.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Bem interessante, às vezes eu me perco nesse mundo dos filmes antigos, e seus looks extravagantes!

    ResponderExcluir
  19. Sou suspeita para falar, mas amei o look inspiração da bonequinha de luxo <3. Adorei o post *-*.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  20. O quanto eu amei esse post diferentão! Achei muito amor suas referências e tudo mais ♥

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  21. Olá Ariiiiii
    Aaahhhhh esses seus posts sempre favorito aqui, são perfeitos!
    Uma viagem de cultura, moda e história com estilo, charme e elegância.
    Siiiiiiim vc "escrevive" moda e deve siiiiiim escrever um livro!
    Vai ser um sucesso!

    Esse tubinho preto da Audrey Hepburn é icônico e fica bem em qualquer ocasião.
    Pulp Fiction é referência em estilo e atemporal, vai bem de dia e à noite.
    E confesso sou apaixonada por botinhas e xadrez então meus olhos brilharam com a inspiração western!!
    Excelente semana pra ti
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Apaixonada neste post adorei todos os looks. Queria um inspirado no funny face para hoje ♥
    Charme-se

    ResponderExcluir
  23. Gostei tanto desse post, difícil falar qual look eu gostei mais, amei todos
    pois são muito inspiradores, adoro todo o cuidado que você tem com o blog amiga, parabéns.

    http://www.colecionandosaudades.com/

    ResponderExcluir
  24. adorei as criações
    https://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  25. Mulher, amei demais o POST e ainda mais o seu Blog.
    Já estou te seguindo super por aqui e no insta ♥
    Sucesso sempre
    Beijooooos

    www.gabyybernardesblog.com

    ResponderExcluir
  26. Oi Ari, filmes antigos são ótimas inspirações para a moda atual. Looks clássicos, né? Amei todos!

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
  27. Eu amei a dica, quero mais posts assim porque gostei muito!
    Tem vezes que sou louca para me vestir como antigamente, mas fico receosa em comprar as roupas ideais.
    Adorei a ideia de vestir como bonequinha de luxo. *--*
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  28. Caraca eu estou apaixonada nesse post, serio! Só inspiração e referências lindaaas
    Um beijo!

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Visitando, gostei muito do seu blogue. Belos textos, sedutoras imagens.
    .
    * Promessas de Amor em Versos Poéticos *
    .
    Deixando um abraço
    .

    ResponderExcluir
  30. ADORO filmes antigos e esse estilo mais retro! super legal essa ideia de montar looks assim inspirados!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  31. Looks antigos são muito descolados!

    http://toobege.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Ari, me abraça. Sério. Quantas inspirações maravilhosas! Surto com as suas pautas e com esse carinho com que aprofunda historicamente cada aspecto, nos enriquecendo culturalmente e criativamente de forma tamanha. Lindezas!

    semquases.com

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos e eu vou gostar de saber o que você acha do blog ♥. Mas lembre-se: sem palavrões ou xingamentos. Ah! E deixe o endereço do seu site/blog pra eu poder visitar.

Portfólio

DISCLAIMER

Todos os textos publicados são produzidos por Ariadne Rodrigues, exceto quando sinalizado. Todo o material divulgado não autoral (fotos, vídeos, etc.) leva sempre o nome do autor e o link para o mesmo. Se ainda assim algum material não foi devidamente creditado ou não é permitido seu uso, você artista, pessoa pública, site ou empresa entre em contato via e-mail (devoltaaoretro@gmail.com) que o material será prontamente creditado e/ou removido. Não utilize as imagens e os textos feitos pelo De volta ao retrô sem autorização.

VAMOS CONVERSAR?