Na moda, na história e nos pés, conheça um pouco sobre as alpargatas ícone dos sapatos aconchegantes

quarta-feira, agosto 26, 2015


Feitas de lona e tecidos leves, com solado de corda ou de borracha, as alpargatas ganharam espaço no mundo fashion e é uma ótima opção para usar no verão.


Essas sandálias carregadas de história têm sua origem no século XIV na região mediterrânea da Catalunha. O que conhecemos por alpargatas são na verdade espadrilles, um sapato tradicional da Espanha que nos seus primórdios eram usados por soldados e trabalhadores do campo, pois além de confortáveis elas isolavam os pés do calor, umidade e frio. O nome alpargatas ficou conhecido no Brasil quando o escocês Robert Fraser vindo da Argentina em 1907, associa-se a um grupo inglês e funda a Sociedade Anonyma Fábrica Brazileira de Alpargatas e Calçados, que posteriormente passou a se chamar São Paulo Alpargatas Company S. A., com a fábrica na Mooca.


No final da década de 50, a área rural espanhola passou por um processo de industrialização, os trabalhadores rurais fora dos campos e agora nas fábricas, já não precisavam mais desse tipo de calçado. Assim muitas confecções de espadrilles fecharam as portas, apenas a fábrica da família Castañer continuou funcionando, e no momento da crise foi ela quem deu um novo status ao calçado. 

Ao reinventar o sapato com design mais sofisticado e mais adequado aos tempos, a família Castañer começou a levar as alpargatas para as feiras de moda. Em uma dessas conheceram Yves Saint-Laurent, que encomendou um modelo com saltos, até então nunca feito. Assim em 1970 o calçado pisou pela primeira vez na passarela no desfile do estilista, sucesso total!


Algumas celebridades como Grace Kelly, John Kenedy, Humphrey Bogart, Lauren Bacall, Rita Hayworth e até mesmo Salvador Dali se renderam ao conforto e estilo das alpargatas.


Atualmente grandes grifes como Chanel, Christian Louboutin, Valentino e até a brasileira Schutz resolveram apostar na volta das alpargatas e, com todas as possibilidades que a moda cria, hoje encontramos alpargatas para todos os gostos e estilos, com estampas variadas, lisas, coloridas, rendas, spikes, metalizadas, com salto, flats...


As alpargatas são ótimas opções para compor looks mais básicos e menos formais, combinam bem com vestidinhos, shorts, saias, calças jeans, as possibilidades são infinitas, então confira algumas dicas:

  

As alpargatas já estão na moda há algumas temporadas e continuam sendo uma aposta bastante versátil e descontraída para o verão.


Acompanhe o blog também em: Instagram | Twitter | Facebook | Pinterest

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM:

3 comentários

  1. Legal a historia da alpargatas, eu não sabia que era tão antiga. Acho elas lindas e super confortáveis.
    bjuxx
    Casa Cherry

    ResponderExcluir
  2. Amei a história! Com certeza a alpargata é um dos meus tipos de sapato favorito, por ser confortável e versátil. Adorei!
    Bjs

    Inajara

    http://vintageandgeek.blogspot.com.br/?m=0

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Não imaginava a história, nem que fosse tão antiga. Acho tão confortável e lindas. Dá para usar com quase tudo! ^^ Amei a matéria, Ari!

    Beijos, Pri
    vintage.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos e eu vou gostar de saber o que você acha do blog ♥. Mas lembre-se: sem palavrões ou xingamentos. Ah! E deixe o endereço do seu site/blog pra eu poder visitar.

Portfólio

DISCLAIMER

Todos os textos publicados são produzidos por Ariadne Rodrigues, exceto quando sinalizado. Todo o material divulgado não autoral (fotos, vídeos, etc.) leva sempre o nome do autor e o link para o mesmo. Se ainda assim algum material não foi devidamente creditado ou não é permitido seu uso, você artista, pessoa pública, site ou empresa entre em contato via e-mail (devoltaaoretro@gmail.com) que o material será prontamente creditado e/ou removido. Não utilize as imagens e os textos feitos pelo De volta ao retrô sem autorização.

VAMOS CONVERSAR?