A história do delineado gatinho + 5 tutoriais pra você praticar

sábado, janeiro 21, 2017


Protagonista do visual preferido de muitas mulheres, o delineador é um dos artifícios mais eficazes para realçar o olhar e um dos mais antigos itens de maquiagem.

De acordo com alguns registros, no Egito Antigo homens e mulheres delineavam os olhos com um tipo de tinta conhecida como Kohl, feita a base de antimônio e carvão. Para os egípcios, os olhos eram a alma da pessoa, dessa forma o Kohl tinha a função de proteger os olhos do sol quente do deserto e segundo as crenças religiosas os olhos, guardiões da alma contra os espíritos maus.

Ao longo dos anos, os olhos marcados passaram a ser adotados por estética, não é à toa que Cleópatra, símbolo de beleza e uma das mulheres mais influentes do mundo, não fizesse uso desse recurso para realçar o seu olhar e ser considerada uma das grandes difusoras do uso do delineador.

O traço perfeito que emoldura o olhar e termina com aquele puxado gatinho, foi eternizado em belezas mundialmente conhecidas nas décadas de 50 e 60, com a ajuda das divas do cinema e da moda Marilyn Monroe, Audrey Hepburn, Rita Hayworth, Sofia Loren e tantas outras que adotaram o delineado como marca registrada e símbolo de sensualidade.


Entretanto, fazer uma linha perfeita e firme de primeira, não é nada fácil, digo por experiência própria, a primeira vez que tentei um delineado gatinho foi em 2015, e não saiu nada legal 😂😂😂. Ainda não faço AQUELE delineado, mas durante esses anos eu fui treinando e vendo muitos tutoriais, para aperfeiçoar meu traço.

Meu delineado em 2015
Eu particularmente gosto do delineado clássico, que não estica tanto a ponta do gatinho, ela fica menor e mais “gordinha”. Abaixo selecionei 5 imagens que vão te ajudar a se tornar uma expert em delineador, confira.


Acompanhe o blog também em: Instagram | Twitter | Facebook | Pinterest

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM:

15 comentários

  1. Nunca imaginei que essa seria a história do delineador, sempre pensei que fosse apenas estética hahaha, nunca mais usei, me esqueci até como passa.

    Born in 1996

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha, pois é e tem é história né?

      obrigada pela visita!
      bjus
      Ari

      Excluir
  2. Post excelente! Eu costumo fazer o meu com caneta, começando pelo gatinho e depois o traço. E vá praticando que uma hora chega à perfeição! Beijinhos!

    - Amyh do The Pink Boudoir
    http://the-pinkboudoir.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente que tenha gostado Amy ^^
      pode deixar que vou praticando sim :D

      bjus
      Ari

      Excluir
  3. eu AMO demais delineado gatinho! eu até consigo fazer um 'ok', mas nenhum que fique tão bonito quanto esses tutoriais que colocou HAHAHA. depois vou testar o 3º pra ver se fica melhor do que o que eu faço :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Ariadne,
    Adoro delineado de gatinho e faço todos os dias. Sou boa nisto! Adorei saber a história.
    Tem sorteio de um lindo colar no blog, vou ficar feliz se você participar.
    Bjs
    SORTEIO DE UM LINDO COLAR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Betty, fico feliz que tenha gostado de saber da história :D
      pode deixar que participo sim ^^

      bjus
      Ari

      Excluir
  5. Super legal ficar sabendo mais da história e do significado por trás do delineador. Um dos meus objetivos é aprender a fazer um olho gatinho direito, mas confesso que tá difícil hahaha

    http://blog-journaling.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gostei demais desses tutoriais. Delineador é peça chafe numa make e o gatinho então ❤❤ amo essa técnica e já não vivo sem ela e o legal é que agora sei suas origens rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Fiquei pensando aqui agora se naquela época as mulheres também sofriam como eu sofro pra poder aprender o bendito delineado kkkkk mulher de Deus eu não aprendo de jeito nenhum kkkk.. Um dia chego lá.. Parabéns pelo blog.. Sucessos!!

    ResponderExcluir
  8. Adorei o tutorial! Eu aprendi, depois de muitas tentativas e erros colossais, a fazer o delineado gatinho rsrsrs. Uma coisa que me ajudou muito de início é a caneta delineador da Boticário, ela por ser no formato de caneta e ter a ponta mais durinha dá mais firmeza e segurança na hora de desenhar.

    bjs

    Inajara

    www.vintageandgeek.com.br

    ResponderExcluir
  9. Uau, que legal conhecer um pouco mais dessa make simples mas arrasadora! Eu amei as inspirações usando lápis branco também, dá um destaque muito diferente e meigo, vou testar da próxima vez que fizer meu gatinho :)
    http://www.adoravelcloset.com/

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post, sempre demoro muito até fazer certinho , seu post me deu algumas dicas heehh
    Beijos, asopinioesdaana.blogspot.pt:)

    ResponderExcluir
  11. Que legal! Adoro usar delineador, é o meu queridinho na hora da make, só de passar ele a coisa já fica um lacre! Adorei saber um pouquinho mais da história dele, post incrível!
    Beijo
    otomes criativas

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos e eu vou gostar de saber o que você acha do blog ♥. Mas lembre-se: sem palavrões ou xingamentos. Ah! E deixe o endereço do seu site/blog pra eu poder visitar.

Portfólio

DISCLAIMER

Todos os textos publicados são produzidos por Ariadne Rodrigues, exceto quando sinalizado. Todo o material divulgado não autoral (fotos, vídeos, etc.) leva sempre o nome do autor e o link para o mesmo. Se ainda assim algum material não foi devidamente creditado ou não é permitido seu uso, você artista, pessoa pública, site ou empresa entre em contato via e-mail (devoltaaoretro@gmail.com) que o material será prontamente creditado e/ou removido. Não utilize as imagens e os textos feitos pelo De volta ao retrô sem autorização.

VAMOS CONVERSAR?