Trend dos anos 80 e 90 está de volta: customização de roupas com patches

sexta-feira, julho 15, 2016


Na calça, na jaqueta, na bolsa ou onde você quiser, os patches (emblemas), trend dos anos 80 e 90, estão de volta e são uma grande aposta para esse inverno.

Entretanto, a história desses pequenos adesivos termocolantes é bem mais antiga do que imaginamos. Na década de 30, por exemplo, os patches começaram a ser usados por militares para identificar exércitos e patentes. Mais tarde, entre o final dos anos 50 e início dos anos 60, foi a vez dos Mods adotarem os adesivos. Esses jovens londrinos absorveram alguns elementos do exército, entre eles os patches e o target (usado anteriormente pelos aviões da RAF na Segunda Guerra Mundial), que se tornou o símbolo do movimento.

O tempo se passou e os patches voltaram com tudo entre o fim da década de 70 e início dos anos 80, como acessório favorito dos punks e fãs de heavy metal, que colavam em seus coletes e casacos de couro emblemas das suas bandas preferidas. E nos anos 90, eles foram a sensação entre os fãs de hip-hop.

Com o constante e eterno vai e vem da moda, os patches reapareceram em 2013/2014 nas semanas de moda mais importantes do mundo, e foram apresentados no desfile das grifes 3.1 Phillip Lim, Dior e DKNY. Mas foi só do ano passado pra cá que as pessoas entraram de verdade na onda da customização, tornando os patches a febre da vez.


Ao ser adequado para o universo da moda, esses versáteis adesivos termocolantes chegaram em uma versão mais divertida e democrática, ou seja, você não precisa pertencer a um grupo ou escolher um tema específico para customizar aquele jeans ou camisa que estão estacionados em seu guarda-roupas.

Algumas marcas já apostaram na tendência e oferecem aos consumidores peças com os patches já aplicados, mas o barato da coisa é você mesmo fazer as suas próprias aplicações em peças que já tem em casa.

Então fica a dica e algumas inspirações para você customizar suas roupas ou acessórios, dando a eles uma identidade única, divertida e descolada.


Acompanhe o blog também em: Instagram | Twitter | Facebook | Pinterest

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM:

4 comentários

Comentários são sempre bem-vindos e eu vou gostar de saber o que você acha do blog ♥. Mas lembre-se: sem palavrões ou xingamentos. Ah! E deixe o endereço do seu site/blog pra eu poder visitar.

Portfólio

DISCLAIMER

Todos os textos publicados são produzidos por Ariadne Rodrigues, exceto quando sinalizado. Todo o material divulgado não autoral (fotos, vídeos, etc.) leva sempre o nome do autor e o link para o mesmo. Se ainda assim algum material não foi devidamente creditado ou não é permitido seu uso, você artista, pessoa pública, site ou empresa entre em contato via e-mail (devoltaaoretro@gmail.com) que o material será prontamente creditado e/ou removido. Não utilize as imagens e os textos feitos pelo De volta ao retrô sem autorização.

VAMOS CONVERSAR?