Projeto editorial analisa simultaneamente dois grandes momentos da história do mundo e do design gráfico

domingo, setembro 06, 2015


O designer Gustavo Vitulo desenvolveu para o Projeto final da disciplina de Prática Projetual III, no curso de Design Gráfico da Universidade do Estado de Minas Gerais, um livro que analisa a história do design gráfico editorial junto a história da Segunda Guerra Mundial. O objetivo era associar um assunto específico com os elementos do design editorial, da curadoria do conteúdo até o processo de produção gráfica.

A história do design gráfico e editorial é fortemente influenciada pela Segunda Guerra Mundial. O desenvolvimento da tecnologia e a necessidade do design gráfico como ferramenta de divulgação da guerra trouxeram novas possibilidades, enquanto o surgimento de alguns movimentos artísticos como o modernismo mudou a maneira de pensar da sociedade na época. Este livro objeto busca analisar paralelamente os dois assuntos para que o leitor possa observar que o design editorial e o maior conflito da história da humanidade caminham juntos e trouxeram mudanças primordiais para o design contemporâneo.


A intenção foi estabelecer dois métodos de navegação diferentes, trazendo uma identidade editorial distinta para cada um deles. O editorial, objetivo e moderno. A guerra, sangrenta e angustiante.

A capa traz em alto relevo as duas linhas do tempo utilizadas no miolo. A encadernação foi feita com capa dura e costura, que garante maior resistência ao livro - que tem caráter histórico e de referência e, portanto, será bastante utilizado.


Duas linhas do tempo distintas foram definidas. Para o editorial, um pontilhado que lembra o modernismo e para a guerra, tracejados que remetem às rotas dos mapas na época.


A cor vermelho sangue é predominante no segundo assunto, trabalhada nas fotografias para trazer uma sensação negativa, enquanto a interação entre o preto e branco é utilizada no primeiro, relembrando os primórdios da impressão gráfica.


O grid modular é baseado no mapa-mundi, com 24 subdivisões contando com as páginas espelhadas. Esse mapa é exemplificado na sobrecapa, que confere acabamento e proteção ao livro.


Para complementar a experiência, foram desenvolvidos alguns postais de momentos importantes da guerra, que sofreram algumas intervenções para simular o desgaste do tempo, como dobras, rasgos e queimaduras.


O resultado é um livro-objeto que se torna uma metáfora da guerra, com dois eixos diferentes que se encontram em alguns momentos. O objetivo não é criar um conflito. "Paralelismo" seria mais adequado. É ou não é um projeto fantástico? Se for publicado pelo autor com certeza fará parte da minha estante.


Acompanhe o blog também em: Instagram | Twitter | Facebook | Pinterest

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM:

5 comentários

  1. OMG, nem me mostre essas coisas <3
    Amo design, amo amo amo. Ainda mais coisas feitas assim, com uma carinha toda especial. Um beijão e até mais.

    www.queridaga.com

    ResponderExcluir
  2. Olá amei seu cantinho!!!!!!!!!!! Seguindo!!!!!!!!!!
    http://gigicandy29.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. eu adorei seu blog, um tema muito criativo e interessante...
    o encontrei em uma das minhas pesquisas pela net...
    ps: citei voce num post do meu blog (caso queira saber…rs)
    um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Eu simplesmente AMEI! Como historiadora adoraria conhecer e ler o livro, deve ser incrível! Parabéns ao aluno que desenvolveu o projeto, ficou espetacular!

    ResponderExcluir
  5. Deve ser incrível esse livro, Ari, principalmente para quem se interessa sobre design e sobre essa época. Muito legal mesmo. Parabéns pelos seus posts, dá pra ver a dedicação que você tem em estudar bem e se inteirar sobre muita coisa. Você é muito dedicada!

    www.vodkaescarpin.com.br

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos e eu vou gostar de saber o que você acha do blog ♥. Mas lembre-se: sem palavrões ou xingamentos. Ah! E deixe o endereço do seu site/blog pra eu poder visitar.

Portfólio

DISCLAIMER

Todos os textos publicados são produzidos por Ariadne Rodrigues, exceto quando sinalizado. Todo o material divulgado não autoral (fotos, vídeos, etc.) leva sempre o nome do autor e o link para o mesmo. Se ainda assim algum material não foi devidamente creditado ou não é permitido seu uso, você artista, pessoa pública, site ou empresa entre em contato via e-mail (devoltaaoretro@gmail.com) que o material será prontamente creditado e/ou removido. Não utilize as imagens e os textos feitos pelo De volta ao retrô sem autorização.

VAMOS CONVERSAR?