Artwork dos leitores | #16

sexta-feira, maio 08, 2015



Olá nostálgicos, depois de tanto tempo sem postar essa categoria finalmente chegamos a décima sexta exposição dos trabalhos dos leitores, é ótimo ver trabalhos de qualidade voltados para o tema retrô. A seleção de hoje é bem inspiradora, tem ilustração, ensaio fotográfico, e uma série de posters tipográficos com uma bela composição de músicas brasileiras.



Lucas Marcomini  Designer | Gália - SP
Portfolio | Facebook  

Vinícius Gonçalves  Designer | Cândido Mota - SP

“Dois amigos de faculdade, ambos contrabaixistas, admiradores de quadrinhos, desenhistas, fãs de cinema, nerd/geek admiradores e breve conhecedores de boa música. Formados em Design, trabalhamos juntos com que o mais gostamos de fazer: Arte e Design. O projeto Rock Brasil consiste em uma pequena homenagem a música nacional, mais especificamente ao gênero do rock, que com algumas bandas e artistas icônicos como Raul Seixas, Titãs, Os Paralamas do Sucesso, Engenheiros do Hawaii, Capital Inicial, Raimundos, Legião Urbana e muitos outros, marcaram o seu lugar em diversos momento da nossa cultura social e midiática. O trabalho da Rock Brasil é o de unir trechos clássicos de músicas desses artistas nacionais aliado ao design tipográfico. Muitas artes amadoras com frases de músicas são vistas em redes sociais, a ideia foi a de contextualizar com a essência do trecho, da música ou do artista a fotografia de background além das cores e saturação de imagens, e é claro tipografias que "conversam" diretamente com o conteúdo. A essência da criação dessas artes tem base no estilo retrô, e todo o seu charme e simplicidade, o ponto é harmonizar elementos retrô e elementos contemporâneos sem perder a linha na finalização do trabalho. Mais do que simples posts para redes sociais o trabalho na Rock Brasil sempre teve como foco a conceitualização e harmonização do conteúdo com o visual. Uma passagem interessante da nossa breve história nesses dois anos fazendo artes, foram os protestos de Junho de 2013 onde toda a identidade visual dos posts foi de encontro com o momento em que o público da página, em média jovens de 18 à 28 anos, estavam vivendo. Músicas marcadas na história do cenário nacional com o foco na indignação com o cenário do país e com nossos representantes políticos, foram revividas intensamente com artes utilizando fotografias das manifestações e tipografias manuscritas e corroídas representando a intensidade e a força dos brasileiros. O trabalho na Rock Brasil nunca foi realmente um trabalho para nós designers, apesar de já termos recebido propostas para criar estampas de camisetas, canecas e alguns outros produtos, ainda criamos nossas artes por prazer e amor ao design, e todo o processo de elaboração nos ajuda a mantermos ativos criativamente buscando sempre novas tendências de design, para mais do que manter um padrão de qualidade, buscar sempre superá-lo.” - Lucas Marcomini e Vinícius Gonçalves




Richard Melchiades – Designer | Goiânia – GO

“A história por trás dessa ilustração foi a partir de um convite para desenvolver uma série de pinups que estampariam uma linha de produtos (sketchbooks, camisetas, cartazes e almofadas) do Ateliê Modah. Após uma rápida pesquisa, foi desenvolvido um esboço que foi digitalizado e finalizado no Photoshop, utilizei uma mesa digitalizadora para dar o acabamento necessário. Após publicarmos no pinterest, a imagem virou um sucesso na rede e sempre encontramos ela por ai em blogs com essa temática rockabilly, vintage, etc. Acredito que o pessoal goste muito desse tipo de trabalho e estamos pensando em lançar mais uma ilustração com esse tema em breve.” - Richard Melchiades




Solimar Correia e Alexandre Yamamoto – Fotógrafos | Recife – PE

Ensaio de gestante nos anos 1950, diferente e ousado. Nós queríamos sair do clichê, fazer algo realmente diferente, passar a sensação de que voltamos ao passado e tiramos as fotografias. Casal: Larissa Andrade e Pedro Andrade | Fotografia/edição/Produção - figurino: SK Fotografia | Maquiagem: Alice Souza.


Já essa manipulação fotográfica, foi um trabalho descontraído que serviu para explorar a nossa criatividade e mostrar as nossas técnicas de edição. Quem tiver interesse em aprender por meio de um passo-a-passo, aqui o link. Modelo: Élen Emídio | Fotografia/edição/Produção - figurino: SK Fotografia.


E aí curtiram os trabalhos? Quer ver o seu trabalho aqui também? Saiba como clicando aqui. Até o próximo Artwork dos leitores, e não se esqueçam de divulgar esse espaço cedido a vocês, se tiver algum amigo que tenha algo nesse estilo para mostrar indique-o pra cá! ;)


Acompanhe o blog também em: Instagram | Twitter | FacebookPinterest

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM:

0 comentários

Comentários são sempre bem-vindos e eu vou gostar de saber o que você acha do blog ♥. Mas lembre-se: sem palavrões ou xingamentos. Ah! E deixe o endereço do seu site/blog pra eu poder visitar.

Portfólio

DISCLAIMER

Todos os textos publicados são produzidos por Ariadne Rodrigues, exceto quando sinalizado. Todo o material divulgado não autoral (fotos, vídeos, etc.) leva sempre o nome do autor e o link para o mesmo. Se ainda assim algum material não foi devidamente creditado ou não é permitido seu uso, você artista, pessoa pública, site ou empresa entre em contato via e-mail (devoltaaoretro@gmail.com) que o material será prontamente creditado e/ou removido. Não utilize as imagens e os textos feitos pelo De volta ao retrô sem autorização.

VAMOS CONVERSAR?