Um cachorro preto chamado depressão

sexta-feira, setembro 12, 2014


Hoje vou fazer uma matéria atípica aqui no blog, não tem nada a ver com o retrô, mas é um assunto de utilidade pública e que eu acho que pode ajudar muitas pessoas.

Estive um pouco relutante em falar sobre isso, pois sofro de depressão, mas hoje na oficina da minha terapia, eu falei ao doutor sobre uma animação criada pela Organização Mundial de saúde que falava sobre depressão, todos os meus colegas se sentiram representados no vídeo e ficaram muito satisfeitos com ele, saí de lá pela primeira vez sorrindo, por ter ajudado os pacientes que estão lá se tratando.


A depressão não escolhe idade, condição social, sexo ou a cor das pessoas, é um mal que pode atacar qualquer pessoa. Uma das dificuldades que eu tenho com a minha depressão é entender e fazer com que os outros entendam que essa doença não é uma frescura, é tão grave como hipertensão ou diabetes.


A animação criada pela OMS em parceria com o escritor e ilustrador Matthew Johnstone, mostra de uma forma bem simples e até mesmo pedagógica o que é a depressão, e mostra como se livrar dela. Usando a metáfora do “grande cão negro” (A figura de um cão preto foi usada pelo escritor inglês Samuel Johnson, em 1780, para descrever sua própria depressão), que é utilizada desde o século 16, o vídeo explica alguns dos sintomas e como a depressão prejudica a vida de uma pessoa. 

Estou compartilhando essa animação assim como outros sites, para que as pessoas possam entender sobre como funciona essa doença que te congela no tempo e espaço, assista a animação:



Acompanhe o blog também em: Instagram | Twitter | Facebook | Pinterest

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM:

3 comentários

  1. Eu gostei bastante desse post, eu já tive problema de depressão e as vezes você nem nota, e de repente já é quase tarde de mais!
    Beijos
    http://www.diamantesnaosaoparasempre.com.br/

    ResponderExcluir
  2. @Mariana Lima Que bom que você gostou Mariana, passar pela depressão não é fácil, mas ainda bem que temos recursos pra nos ajudar. Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Bahh gostei muito do vídeo, eu não tenho depressão, mas confesso que as vezes o cachorro preto me visita brevemente, acho que é normal né? o importante é ter com quem conversar e afastar os pensamentos ruins. Curti muito o vídeo, pude tirar algumas dicas para mim também :)

    Meninices da vida

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos e eu vou gostar de saber o que você acha do blog ♥. Mas lembre-se: sem palavrões ou xingamentos. Ah! E deixe o endereço do seu site/blog pra eu poder visitar.

Portfólio

DISCLAIMER

Todos os textos publicados são produzidos por Ariadne Rodrigues, exceto quando sinalizado. Todo o material divulgado não autoral (fotos, vídeos, etc.) leva sempre o nome do autor e o link para o mesmo. Se ainda assim algum material não foi devidamente creditado ou não é permitido seu uso, você artista, pessoa pública, site ou empresa entre em contato via e-mail (devoltaaoretro@gmail.com) que o material será prontamente creditado e/ou removido. Não utilize as imagens e os textos feitos pelo De volta ao retrô sem autorização.

VAMOS CONVERSAR?