A manipulação fotográfica antes do Photoshop

sexta-feira, janeiro 03, 2014


Bem antes da era digital e do photohsop as fotografias já podiam ser manipuladas. A edição de fotos existe desde o século XIX, era possível apagar uma pessoa indesejada, construir um cenário novo ao sobrepor imagens ou encaixar cabeça de uma pessoa no corpo de outra.

Manualmente, a edição de imagens era feita através de combinações de técnicas criativas como exposição múltipla, pintura, fotomontagem, impressão, combinação, retoque, ou uma mistura de vários processos.

Conheça algumas das mais famosas manipulações fotográficas:


Acompanhe o blog também em: Instagram | Twitter | Facebook | Pinterest

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM:

3 comentários

  1. Nunca tinha visto nenhuma dessas imagens! Incrível :D
    Eu não fazia ideia que existia manipulação de imagem antes do Photoshop!
    É por isso que gosto daqui, conteúdo útil e interessante.

    Beijos!
    http://www.triboalternativa.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha pensado sobre isso, achava que as fotos não eram manipuladas antes. Acho que já tinha visto uma dessas imagens

    Joy, Acridoce

    ResponderExcluir
  3. Ariadne, essas fotos são incríveis. Coloquei um link lá no post do Retrô Rock para sua matéria! ;)

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos e eu vou gostar de saber o que você acha do blog ♥. Mas lembre-se: sem palavrões ou xingamentos. Ah! E deixe o endereço do seu site/blog pra eu poder visitar.

Portfólio

DISCLAIMER

Todos os textos publicados são produzidos por Ariadne Rodrigues, exceto quando sinalizado. Todo o material divulgado não autoral (fotos, vídeos, etc.) leva sempre o nome do autor e o link para o mesmo. Se ainda assim algum material não foi devidamente creditado ou não é permitido seu uso, você artista, pessoa pública, site ou empresa entre em contato via e-mail (devoltaaoretro@gmail.com) que o material será prontamente creditado e/ou removido. Não utilize as imagens e os textos feitos pelo De volta ao retrô sem autorização.

VAMOS CONVERSAR?