Le Voyage dans la lune (Viagem à Lua) - Georges Méliès

terça-feira, dezembro 31, 2013


Mesmo antes de o homem pisar na Lua, o cinema já viajava pelo espaço. Le Voyage dans la lune (Viagem à Lua) é um filme francês de 1902 que teve seu roteiro e direção elaborado por Georges Méliès, com assistência de seu irmão Gaston Méliès. Foi baseado em dois romances populares de seu tempo: Da Terra à Lua de Julio Verne, e Os Primeiros Homens na Lua de H. G. Wells.

Com 14 minutos de duração a trama começa com uma reunião de astrônomos, em que aparece a proposta de viajar à Lua. Mesmo sob protesto de alguns, seis membros do grupo concordam com o plano. Eles trabalham duro na construção da cápsula e são lançados ao espaço.


Ao chegar à Lua, a cápsula atinge o "rosto" do satélite bem em um dos olhos. Eles desembarcam, veem a Terra à distância e se acomodam para descansar da viagem. Mas, enquanto sonham com estrelas e planetas, a neve começa a cair, acordando os astrônomos. Lá eles encontram habitantes hostis que os levam ao seu rei. Os astrônomos conseguem fugir quando descobrem que os inimigos viram fumaça a um simples toque de um guarda-chuva.  


Georges Méliès foi um ilusionista de sucesso e um dos precursores do cinema que usava inventivos efeitos fotográficos para criar mundos fantásticos. Levando em conta a época e os recursos, Le Voyage dans la lune é um filme a frente de seu tempo, cenários, efeitos de transições, fumaça, direção, roteiro, ou seja, tudo que com os passar dos anos foram se desenvolvendo.

Não tem como negar a importância de  Méliès, ele foi um dos que deu um pontapé no que viria a se chamar sétima arte, e inspirou e inspira gerações.

Assista ao filme:


Acompanhe o blog também em: Instagram | Twitter | Facebook | Pinterest

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM:

1 comentários

  1. No meio do ano, na feira de ciência e cultura do colégio escolhemos o tema cinema, e aí conheci toda essa história. Bem legal rever

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos e eu vou gostar de saber o que você acha do blog ♥. Mas lembre-se: sem palavrões ou xingamentos. Ah! E deixe o endereço do seu site/blog pra eu poder visitar.

Portfólio

DISCLAIMER

Todos os textos publicados são produzidos por Ariadne Rodrigues, exceto quando sinalizado. Todo o material divulgado não autoral (fotos, vídeos, etc.) leva sempre o nome do autor e o link para o mesmo. Se ainda assim algum material não foi devidamente creditado ou não é permitido seu uso, você artista, pessoa pública, site ou empresa entre em contato via e-mail (devoltaaoretro@gmail.com) que o material será prontamente creditado e/ou removido. Não utilize as imagens e os textos feitos pelo De volta ao retrô sem autorização.

VAMOS CONVERSAR?