Crie um cartaz psicodélico no estilo dos anos 60

domingo, março 24, 2013


O psicodelismo foi um movimento de arte da contracultura dos anos 1960. Foi um estilo curto, mas foi de grande influência e incandescência entre jovens e artistas da época.

As artes visuais psicodélicas buscavam inspiração em sentimentos políticos, sociais e espirituais através das alucinações provocadas por drogas alucinógenas (LSD). Incorporavam também aspectos da Art Nouveau, olhavam para o Oriente e regrediam até o Egito antigo em busca de referências, criando uma linguagem visual inspirada na droga (LSD) que visava a um público seletivo.

Lesley Kamstra - The velvet underground - 1967
As artes derivadas desses estados alucinógenos de consciência faziam com que os designers percebessem as informações do ambiente de forma distorcida e as cores com mais intensidade e realçadas.

Assim os designers desejavam obter esses efeitos de vibração óptica através das cores e das formas das letras, que tornavam quase ilegíveis em cartazes de shows, capas de álbuns, luzes de show, murais, gibis, jornais clandestinos, entre outros. Os cartazes psicodélicos eram criados para uma platéia bem exclusiva, com letreiros praticamente ilegíveis, carregando a mensagem implícita: “Se você não consegue ler, não é para você.”

Royal’s World Countdown - 1967
Agora que você já sabe de onde surgiu esse tipo de cartaz é hora de fazê-lo com um tutorial bem básico ensino pelo Psd Tuts +.

Esse é o resultado final do cartaz.


E ai gostou? Então clique na imagem para fazer seu cartaz psicodélico no estilo dos anos 60. E não deixe de compartilhar com os amigos.

Fonte das imagens: Electripipedream.

Acompanhe o blog também em: Instagram | Twitter | Facebook | Pinterest

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM:

0 comentários

Comentários são sempre bem-vindos e eu vou gostar de saber o que você acha do blog ♥. Mas lembre-se: sem palavrões ou xingamentos. Ah! E deixe o endereço do seu site/blog pra eu poder visitar.

Portfólio

DISCLAIMER

Todos os textos publicados são produzidos por Ariadne Rodrigues, exceto quando sinalizado. Todo o material divulgado não autoral (fotos, vídeos, etc.) leva sempre o nome do autor e o link para o mesmo. Se ainda assim algum material não foi devidamente creditado ou não é permitido seu uso, você artista, pessoa pública, site ou empresa entre em contato via e-mail (devoltaaoretro@gmail.com) que o material será prontamente creditado e/ou removido. Não utilize as imagens e os textos feitos pelo De volta ao retrô sem autorização.

VAMOS CONVERSAR?