Saudades de um tempo que não vivi

quarta-feira, janeiro 30, 2013


A Época tem um blog que se chama Faz Caber, nele a equipe de arte faz um registro diário da rotina de criação das capas, dos infográficos e das matérias da revista Época. Em um dos posts eles mostraram como foi a produção da matéria intitulada “Saudades de um tempo que não vivi” na edição de fevereiro de 2012.

O tema retrô se tornou uma tendência muito forte, e foi pensando nisso que o editor de arte Alexandre Lucas e o diretor de arte Marco Marques da revista Época decidiram fazer uma matéria que tratasse do tema. Segundo Alexandre a matéria se dividiria em duplas onde cada uma representaria uma década. 



As fotos com modelos reproduziriam a moda de cada momento e ainda teríamos uma galeria com objetos, filmes, artistas, etc. que foram influenciados pela década em questão. – Alexandre Lucas.

Para traduzir a ideia das décadas as fotos foram feitas com roupas, penteados, maquiagem, acessórios e uma cenografia para criar o clima perfeito do conceito retrô. O tratamento das imagens também foi importante para a caracterização e ambientação, segundo Alexandre o tratamento das imagens foi “inspirado nos filtros do Instagram, aplicativo que é uma dessas manias retrô de hoje em dia...”



Outro fator importante para o design da matéria era deixar também as páginas com uma característica mais retrô, para isso os diretores de arte simularam características gráficas das revistas de cada década, como a tipografia principal e os grafismos.

A textura de papel antigo no fundo das páginas deu um ar de revista velha e foi “desamarelando” de acordo com a passagem do tempo. A Ilustração tipográfica que fiz para abrir a matéria também recebeu uma leve duplicação de cores para que parecesse fora de registro, coisa comum em publicações antigas quando os recursos de impressão eram mais limitados. – Alexandre Lucas. 



O resultado dessa produção ficou sensacional e muito bem conceituada, mostrou também como utilizar o vintage em uma postura moderna que é o Retrô. Para quem se interessar os diretores fizeram um vídeo de “making of” do processo fotográfico, vale a pena ver!



Acompanhe o blog também em: Instagram | Twitter | Facebook | Pinterest


Fonte: O design retrô da matéria Retromania

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM:

2 comentários

  1. Oi Ariadne, vi seu blog e achei bem interessante. Ao bater o olho já percebi que teria uma pegada mais voltada para o design.

    O layout e as imagens são muito bonitos, parabéns.

    Beijos
    Daise Alves
    http://menteflutuante-up.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. @Daise Alves - Menteflutuante Retrô

    Olá, fico super feliz que tenha gostado do blog Daise ^^ visitei o seu e gostei bastante, quer fazer parceria com troca de banners? Temos muito em comum. Qualquer coisa me envia um e-mail. bjs

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos e eu vou gostar de saber o que você acha do blog ♥. Mas lembre-se: sem palavrões ou xingamentos. Ah! E deixe o endereço do seu site/blog pra eu poder visitar.

Portfólio

DISCLAIMER

Todos os textos publicados são produzidos por Ariadne Rodrigues, exceto quando sinalizado. Todo o material divulgado não autoral (fotos, vídeos, etc.) leva sempre o nome do autor e o link para o mesmo. Se ainda assim algum material não foi devidamente creditado ou não é permitido seu uso, você artista, pessoa pública, site ou empresa entre em contato via e-mail (devoltaaoretro@gmail.com) que o material será prontamente creditado e/ou removido. Não utilize as imagens e os textos feitos pelo De volta ao retrô sem autorização.

VAMOS CONVERSAR?