Pôsteres de Star Wars inspirados em cartazes de propagandas da Segunda Guerra Mundial

domingo, novembro 01, 2015


Como uma forma barata e imediata de comunicação, o pôster era a maneira perfeita de transmitir mensagens em guerras.
Durante a Segunda Guerra mundial, a propaganda atingiu o seu mais alto patamar, isso porque os governos dos países envolvidos se preparavam para a guerra e era necessário criar persuasivas campanhas para promover o recrutamento de pessoas e veiculação de informações. Nesse período o cartaz de propaganda se tornou uma forte ferramenta usada pelos governos para informar, convencer e seduzir as massas.

As mensagens contidas nesses cartazes eram essencialmente de natureza política, elas incitavam ao patriotismo, ao orgulho, ao dever dos cidadãos com a nação e ao medo. Em muitos deles, nota-se fortes atos inquisidores que incentivavam os homens a aderirem as forças amadas. As imagens tinham fortes apelos viris, gloriosos soldados de cabeça sempre erguida com poses vitoriosas olhando sempre para o horizonte. Havia também os de tom humorístico, em que ambos os lados usavam as figuras de líderes em situações constrangedoras.

Partindo desse referencial estético, os artistas Mike Kungl, Cliff Chiang, Joe Corroney e Dane do Monkey Minion, criaram uma série de pôsteres com os personagens de Star Wars, feitos em estilo de cartazes de propaganda de guerra.  O interessante é que eles dividiram os pôsteres em imagens do lado Imperial representando pelos vilões de Star Wars e os da Aliança representados pelos heróis. Confira:

Acompanhe o blog também em: Instagram | Twitter | Facebook | Pinterest

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM:

1 comentários

Comentários são sempre bem-vindos e eu vou gostar de saber o que você acha do blog ♥. Mas lembre-se: sem palavrões ou xingamentos. Ah! E deixe o endereço do seu site/blog pra eu poder visitar.

Portfólio

DISCLAIMER

Todos os textos publicados são produzidos por Ariadne Rodrigues, exceto quando sinalizado. Todo o material divulgado não autoral (fotos, vídeos, etc.) leva sempre o nome do autor e o link para o mesmo. Se ainda assim algum material não foi devidamente creditado ou não é permitido seu uso, você artista, pessoa pública, site ou empresa entre em contato via e-mail (devoltaaoretro@gmail.com) que o material será prontamente creditado e/ou removido. Não utilize as imagens e os textos feitos pelo De volta ao retrô sem autorização.

VAMOS CONVERSAR?