O estilo Grunge

domingo, maio 03, 2015


O grunge fez e faz muito sucesso no mundo da moda, é uma grande aposta para quem gosta de elaborar looks alternativos e despojados, e é um estilo bem legal para o inverno.

O Grunge é um subgênero do rock alternativo que surgiu no final da década de 1980 e início dos anos 1990, em Seattle (EUA). Esse estilo de música derivou-se da mistura dos movimentos de punk e heavy metal. As bandas de maior sucesso da época foram Nirvana e Pearl Jam, elas impulsionaram a popularidade do rock alternativo bem como marcaram a moda com o jeito desleixado e rebelde de se vestir. Kurt Cobain (1967-1994), vocalista da banda Nirvana foi o símbolo máximo do visual grunge.


O termo Grunge significa “sujeira”, ele descreve tanto o estilo visual (cabelo desgrenhado, roupas velhas e folgadas) de bandas e fãs, quanto o som saturado e distorcido das guitarras que dão o tom das músicas (Via).


Esse visual bagunçado e descompromissado era exatamente o oposto da moda na época. As roupas usadas pelos músicos grunges e pelos jovens roqueiros viam de brechós e roupas típicas da região (como as camisas xadrez de flanela), além disso se vestiam com muitas sobreposições, calças jeans rasgadas, bermudas largas, all star bem sujo e cabelos longos e despenteados.

O grunge é um estilo comum entre os homens e as mulheres, e eu listei algumas dicas de como se vestir com um ar mais despojado.

Camisas xadrez de flanela

A camisa xadrez de flanela é uma peça chave no guarda-roupas grunge. Tanto os homens quanto as mulheres podem usá-la no tamanho grande sobre uma camisa de mangas curtas ou cumpridas. Ela também pode ser usada amarrada na cintura. A estampa xadrez também fica ótima em mini saias para as meninas.


Jeans rasgado

Jeans rasgados são outro marco do estilo grunge, melhor ainda quando ele é desbotado e um pouco mais justo no corpo. As mulheres podem usar shorts combinados com meias calças, isso cria um aspecto bem alternativo e próprio do estilo grunge.


Calçados

O bom e velho All star é sempre a melhor escolha tanto para o público masculino como para o público feminino, além de confortáveis é uma peça símbolo do grunge. Botas, coturnos e outros tipos de sapatos com cano alto também são bem vindos.


Acessórios

Gorros e bandanas são adornos para esse estilo, as meias rasgadas não podem faltar no guarda-roupas das grunges, elas podem ser usadas com shorts, saias e vestidos no estilo baby doll. Correntes e pulseiras de couro também compõem o look.


Camisas de bandas

Outro ponto importante nesse estilo são as camisas da banda favorita, tanto para homens quanto para as mulheres. São ótimas para fazer a sobreposição de roupas.


Eu gosto de observar nesses movimentos musicais fortes, a forma de influenciar a moda e o comportamento de toda uma geração, e como eles podem ser reinterpretados na atualidade sem perder suas principais características.

Acompanhe o blog também em: Instagram | Twitter | Facebook | Pinterest

Imagens via: Shutterstock e Pinterest. 

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM:

7 comentários

  1. Adoro muito, e nem é porque tenho umas 5 camisas xadrezes de tipos diferentes, que no fim parece que só ando de xadrez porque acho lindo hehehe :P

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu peguei um pouco dessa fase grunge no final dos anos 90, que é até onde me lembro. Usei muito jeans e camiseta dois tamanhos maior que o meu, kkk....Até hoje é um dos meus estilos favoritos, na música também. Bons tempos <3

    Beijos, Pri
    vintagepri.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oii, sobre o amor que eu estou por este post <3
    Você poderia me indicar lojas onlines que vendem roupas deste estilo?? Estou faz dias procurando e não acho :(
    Beijos linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que gostou do post fico muito feliz :D

      Então, eu não conheço um lugar especifico de roupas Grunges, mas vou procurar me informar e atualizo o post.

      Acho que o lance é ir mesmo nessas lojas de departamento e tentar encontrar peças com o estilo.

      Obrigada pela visita!

      Bjus

      Ari

      Excluir

Comentários são sempre bem-vindos e eu vou gostar de saber o que você acha do blog ♥. Mas lembre-se: sem palavrões ou xingamentos. Ah! E deixe o endereço do seu site/blog pra eu poder visitar.

Portfólio

DISCLAIMER

Todos os textos publicados são produzidos por Ariadne Rodrigues, exceto quando sinalizado. Todo o material divulgado não autoral (fotos, vídeos, etc.) leva sempre o nome do autor e o link para o mesmo. Se ainda assim algum material não foi devidamente creditado ou não é permitido seu uso, você artista, pessoa pública, site ou empresa entre em contato via e-mail (devoltaaoretro@gmail.com) que o material será prontamente creditado e/ou removido. Não utilize as imagens e os textos feitos pelo De volta ao retrô sem autorização.

VAMOS CONVERSAR?