Dê um toque retrô aos seus trabalhos

terça-feira, dezembro 24, 2013


Olá nostálgicos, muitos leitores têm me perguntado sobre como dar um toque retrô em seus trabalhos, postarei algumas dicas aqui que eu uso para fazer meus trabalhos. Nada é regra, aqueles que quiserem comentar ou sugerir algo para agregar mais ao conteúdo sintam-se a vontade. Para ilustrar o passo a passo vou mostrar como fiz a capa do post.

Passo 1 – Escolha do tema

A arte que vou fazer não tem um tema específico, mas vocês podem lidar com temas do tipo casamento, decoração de festa, posters minimalistas que tem sido muito realizado por designers, algum tema voltado para a moda, culinária, enfim as possibilidades são infinitas. Coloco a escolha do tema como um dos fatores mais importante, pois ele irá reger a escolha de todos os outros elementos.


Passo 2 – Busque inspiração

Escolhendo o tema, você passa a buscar referências que te ajudarão na composição do seu trabalho, indico sites como Dribbble, Abduzeedo, Behance e até mesmo o próprio De volta ao retrô. Procurem por palavras como retrô, vintage, e uma extensa lista de trabalhos com os temas serão mostradas.



Passo 3 – Busque os elementos gráficos necessários

Tendo se inspirado e buscado referências, agora é hora de achar os elementos gráficos que vão compor sua arte. No meu caso estou usando a ilustração de uma mulher no estilo retrô, uma badge que é muito comum em trabalhos retrô, um background quadriculado e algumas estrelas. Eu uso muito o site do Freepik, nele você pode encontrar vários elementos vintage e retrô.



Passo 4 – Monte sua paleta de cores

A paleta de cor é muito importante, se você não tem referência nenhuma de cores mais retrôs procure por imagens e monte sua própria paleta de cores, eu faço isso quando tenho dúvidas com relação a cores, ou entro em sites como Design Seeds e Colour lovers. As cores que usei para esse trabalho foram essas abaixo.



Passo 5 - Escolha da fonte

O estudo das fontes também é importante para deixar seu trabalho com característica retrô, eu recomendo esses sites para pesquisar qual a melhor fonte: DafontFont SquirrelFontPlaceLost TypeFont FabricHype for Type e Font Spring. As fontes que usei nesse trabalho foram Lobster e a fonte Canter na versão bold e bold stripes.


Passo 6 – Toque final com texturas

As texturas dão ao trabalho retrô um toque old, desgastado, são ótimas pra usar no final com as opções de multiply, soft light e overlay no photoshop. Elas podem ser encontradas no freepik e em outros sites de texturas. Procure por vintage texture, texture grunge, old paper, dão um acabamento muito legal ao trabalho.



Para finalizar usei um programa que se chama PhotoScape, usei alguns filtros e vinhetas para dar os retoques finais.


É isso nostálgicos, espero que gostem e que essas dicas os ajudem em algum trabalho, qualquer dúvida só deixar um recadinho ;)

Acompanhe o blog também em: Instagram | Twitter | Facebook | Pinterest

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM:

4 comentários

  1. Você manda muito bem Ariadne! Amo coisinhas retrô *---*
    www.morangodela.com

    ResponderExcluir
  2. Amo seu blog! Hj eu o divulguei na minha fan page o Pinupsdobrasil https://www.facebook.com/photo.php?fbid=678762345507115&set=a.308054935911193.92925.245252342191453&type=1&stream_ref=10

    Me adiciona no Facebook please! kkk Martika Victor

    ResponderExcluir
  3. Sou acadêmico de publicidade e ropaganda e tu não tens a noção do quanto teu blog me serve como inspiração e referência. Conteúdo é muito bom e rico em informações. E sem contar o tema retrô que ele possui que é a coisa mais linda desse mundo.

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos e eu vou gostar de saber o que você acha do blog ♥. Mas lembre-se: sem palavrões ou xingamentos. Ah! E deixe o endereço do seu site/blog pra eu poder visitar.

Portfólio

DISCLAIMER

Todos os textos publicados são produzidos por Ariadne Rodrigues, exceto quando sinalizado. Todo o material divulgado não autoral (fotos, vídeos, etc.) leva sempre o nome do autor e o link para o mesmo. Se ainda assim algum material não foi devidamente creditado ou não é permitido seu uso, você artista, pessoa pública, site ou empresa entre em contato via e-mail (devoltaaoretro@gmail.com) que o material será prontamente creditado e/ou removido. Não utilize as imagens e os textos feitos pelo De volta ao retrô sem autorização.

VAMOS CONVERSAR?