Antes da Pantone: o catálogo de cores do século XVII

quarta-feira, setembro 17, 2014


A Pantone é hoje uma das maiores empresas de renome mundial em cores. Ela fornece sistemas de cores para a seleção e comunicação precisa de cor em uma variedade de indústrias. Era uma empresa que vendia cartões de cores para companhias de cosméticos e em 1963 lançou o seu primeiro sistema de cores. A escala da Pantone serve hoje como referência para muitos profissionais.


Mas os artistas vieram catalogando a pluralidade das cores por muito mais tempo do que a Pantone. Isso é o que mostra um livro holandês de 1962, o “Traité des couleurs servo à la peinture à l’ eau”, escrito por um artista conhecido como A. Boogert.

Boogert elaborou um verdadeiro manual de cores com cerca de 800 páginas manuscritas e pintados à mão, além de explicar um pouco sobre o uso da cor na pintura, o texto apresenta também como criar certos matizes e mudar o tom, adicionando uma, duas ou três partes de água. Esse livro foi, provavelmente, o mais completo guia de pintura e cor de seu tempo. O livro inteiro em alta resolução você vê aqui.


Acompanhe o blog também em: Instagram | Twitter | Facebook | Pinterest

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM:

8 comentários

  1. Adorei! Mto interessante sempre bom saber e adquirir mais conhecimentos :)
    Ainda mais p quem gosta de decoração de interior tipo eu haha
    Beijos!

    Www.mariinmakeup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. nossa amei o post muito interessante, nossa eles pintaram a mão eu ameii isso, amei o blog e segui beijos http://www.blogdaxavier.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ótima postagem não sabia disso que bom que existe seu blog para nos informar.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante, é muito bom ter conhecimentos sobre outras coisas
    Sinceramente eu nunca ouvi falar dessa escala de cores,
    Já estou te seguindo, beijitos Makeeando

    Faça parte do nosso grupo no Facebook

    Super Blogueiras (Makeeando)

    ResponderExcluir
  5. @Mariana Gonçalves Sim, sim Mariana o conhecimento sobre o passado é importante pois incide agora no presente como uma forma de ajudar também ^^

    ResponderExcluir
  6. @Carolina Xavier Pode acreditar Carolina o artista fez a mão, e mais de 800 páginas, sensacional né?

    ResponderExcluir
  7. @Lucas ramires Olá Lucas, que bom que a informação foi proveitosa pra você, fico muito feliz =D

    ResponderExcluir
  8. @Paulinha Fortes Oi Paulinha, com certeza é bom nós sabermos de vários assuntos, eu procuro fazer isso, você acha muitas coisas interessantes ^^

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos e eu vou gostar de saber o que você acha do blog ♥. Mas lembre-se: sem palavrões ou xingamentos. Ah! E deixe o endereço do seu site/blog pra eu poder visitar.

Portfólio

DISCLAIMER

Todos os textos publicados são produzidos por Ariadne Rodrigues, exceto quando sinalizado. Todo o material divulgado não autoral (fotos, vídeos, etc.) leva sempre o nome do autor e o link para o mesmo. Se ainda assim algum material não foi devidamente creditado ou não é permitido seu uso, você artista, pessoa pública, site ou empresa entre em contato via e-mail (devoltaaoretro@gmail.com) que o material será prontamente creditado e/ou removido. Não utilize as imagens e os textos feitos pelo De volta ao retrô sem autorização.

VAMOS CONVERSAR?