50 anos de Pantone e as cores das décadas

terça-feira, maio 07, 2013



Pantone completa esse ano meio século de muita cor. E para comemorar os seus 50 anos, a marca lançou um infográfico contendo a história das suas cores e a influência delas na moda e no design em seu meio século de existência.

A revolução do mercado de cores teve partida quando Lawrence Herbert, que trabalhava em uma gráfica de Nova York, teve a ideia de padronizar a descrição com escalas. Antes, os designers precisavam levar amostras de papel ou tecido para indicar o tom que desejavam.



Além das grandes tendências, os tons representam o comportamento, a cultura  e as emoções de cada época.

Os anos 60 são marcados pela erupção de uma sociedade jovem, de revolução e contracultura. Marcados pelos tons psicodélicos em roupas, objetos de decoração, na arte e no design em geral.


Os anos 70 foram marcados por tons terrosos. Os hippies fizeram os anos 70, houve uma recessão na época marcada pelo ritmo disco, além dos diversos movimentos ambientais que começam a surgir.


Os anos 80 considerada a década perdida, voltam a ser mais vivos no que se diz respeito às tonalidades. A explosão da música pop traz essa vibração também para as cores.


Os anos 90 marcam o movimento grunge e o grafite, que remetem a tons mais fechados e sóbrios dividem espaço com cores referentes à natureza que volta a ter força pelo movimento zen.


Os anos 00, como a marca chama, são marcados por nuances e cores expressivas da difusão tecnológica e da globalização. Isso acarreta em uma escolha de tons mais universais e democráticos, como o cinza.


O infográfico também mostra as cores que dominaram as mídias sociais em 2012 – vermelho, azul e verde -, como elas são utilizadas em alguns dos logos mais famosos do mundo e explica um pouco sobre a Cor do Ano, determinada por especialistas da Pantone desde 2000.


Legal né?  É um material de referência muito interessante para quem quer fazer trabalhos com décadas anteriores, ter a referência de cor que representa cada época facilitará seu trabalho!

Acompanhe o blog também em: Instagram | Twitter | Facebook | Pinterest

Fonte

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM:

0 comentários

Comentários são sempre bem-vindos e eu vou gostar de saber o que você acha do blog ♥. Mas lembre-se: sem palavrões ou xingamentos. Ah! E deixe o endereço do seu site/blog pra eu poder visitar.

Portfólio

DISCLAIMER

Todos os textos publicados são produzidos por Ariadne Rodrigues, exceto quando sinalizado. Todo o material divulgado não autoral (fotos, vídeos, etc.) leva sempre o nome do autor e o link para o mesmo. Se ainda assim algum material não foi devidamente creditado ou não é permitido seu uso, você artista, pessoa pública, site ou empresa entre em contato via e-mail (devoltaaoretro@gmail.com) que o material será prontamente creditado e/ou removido. Não utilize as imagens e os textos feitos pelo De volta ao retrô sem autorização.

VAMOS CONVERSAR?