O retrato das maravilhas da vida diária: Robert Doisneau

terça-feira, fevereiro 19, 2013


Eu amo as pessoas por suas fragilidades e defeitos. Eu me entendo bem com as pessoas simples. Conversamos. Começamos pelo tempo [tempo meteorológico] e, pouco a pouco, chegamos às coisas importantes. Quando as fotografo não é como se fosse um observador frio e científico a examiná-los com uma lupa. É muito fraternal. - Robert Doisneau.


Robert Doisneau foi um famoso fotógrafo nascido em 1912 na França. Com sua câmera Leica, ele registrava a vida das pessoas que viviam em Paris. Em suas fotografias percebemos que ele captura os momentos que expressam a verdade, a realidade, a felicidade e o amor no cotidiano.


As maravilhas da vida diária são tão excitantes; nenhum diretor de filmes pode montar o que você encontra na rua. - Robert Doisneau.


A famosa foto “O Beijo do Hotel de Ville” foi feita para a revista Life Magazine em 1950, que na época fazia uma reportagem sobre jovens apaixonados em Paris. A fotografia é bem expressiva, dois jovens apaixonados, Françoise Bornet e Jacques Carteaud, beijando-se sem se preocuparem com o que os rodeia ou acontece no momento.


Seu foco eram as crianças que brincavam pelas ruas e casais apaixonados se beijando nas agitadas ruas da metrópole.


Mas era conhecido também por suas fotografias irônicas, misturando as classes sociais das ruas e cafés de Paris, de pessoas simplesmente distraídas, ruas, mercados, lojas, etc.


Doisneau faleceu em Paris em 1994 e é um dos fotógrafos mais conhecidos da França com muito respeito e seriedade.


Eu não fotografo a vida como ela é, mas a vida como eu gostaria que fosse. - Robert Doisneau.

Acompanhe o blog também em: Instagram | Twitter | Facebook | Pinterest

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM:

0 comentários

Comentários são sempre bem-vindos e eu vou gostar de saber o que você acha do blog ♥. Mas lembre-se: sem palavrões ou xingamentos. Ah! E deixe o endereço do seu site/blog pra eu poder visitar.

Portfólio

DISCLAIMER

Todos os textos publicados são produzidos por Ariadne Rodrigues, exceto quando sinalizado. Todo o material divulgado não autoral (fotos, vídeos, etc.) leva sempre o nome do autor e o link para o mesmo. Se ainda assim algum material não foi devidamente creditado ou não é permitido seu uso, você artista, pessoa pública, site ou empresa entre em contato via e-mail (devoltaaoretro@gmail.com) que o material será prontamente creditado e/ou removido. Não utilize as imagens e os textos feitos pelo De volta ao retrô sem autorização.

VAMOS CONVERSAR?