O surrealismo digital de Julien Pacaud

quinta-feira, junho 16, 2016


Abstrações, sonhos, inconsciência, fantasias, imaginação e qualquer informação contrária a lógica, formaram as bases das criações do movimento artístico e literário surrealista.

O surrealismo surgiu na França na década de 20, fortemente influenciado pelas teses psicanalíticas de Sigmund Freud, que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser humano. Para os surrealistas, a arte deveria libertar-se das exigências da lógica e da razão e ir além da consciência cotidiana, procurando expressar o mundo do inconsciente e dos sonhos.

Os artistas desse movimento exploravam o imaginário dos sonhos como uma forma de restaurar os poderes da imaginação, castrados pelos limites do utilitarismo da sociedade burguesa. Salvador Dalí e René Magritte criaram as mais reconhecidas obras pictóricas do movimento, cheias de cenas oníricas e surreais.

René Magritte
Salvador Dalí
É nesse contexto que o francês Julien Pacaud, cria digitalmente suas ilustrações. Através da colagem que remete ao lúdico e ainda oferece um mundo infinito de possibilidades e combinações, Julien cria espaços fictícios e hipnotizantes que nos levam a outro mundo. Sua referência visual concentra-se em fotografias vintage que vão de 1900 a 1970, que ele recorta e combina com formas geométricas, astronomia e paisagens que não respeitam a gravidade. Confira!


Acompanhe o blog também em: Instagram | Twitter | Facebook | Pinterest

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM:

5 comentários

  1. Que diferentes as ilustrações. Gostei muito!
    E eu adoreeeeei seu blog. *_* Seguindo!

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do blog *_*

      obrigada pela visita!

      Beijos

      Ari

      Excluir
  2. Muito legal Ari. Já vi algumas artes que misturam surrealismo com fotografias antigas, acho um trabalho diferente e ao mesmo tempo inspirador. Amo <3

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu também acho um trabalho bem diferente, estou com outros portfólios legais para mostrar também nessa mesma pegada!

      Obrigada pela visita Pri.

      Beijos,

      Ari

      Excluir
  3. dewapoker Thank you for another fantastic posting. Where else could anyone get that kind of information in such a perfect way of writing? I have a speech next week, and I was looking for more info wink emotikon

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos e eu vou gostar de saber o que você acha do blog ♥. Mas lembre-se: sem palavrões ou xingamentos. Ah! E deixe o endereço do seu site/blog pra eu poder visitar.

Portfólio

DISCLAIMER

Todos os textos publicados são produzidos por Ariadne Rodrigues, exceto quando sinalizado. Todo o material divulgado não autoral (fotos, vídeos, etc.) leva sempre o nome do autor e o link para o mesmo. Se ainda assim algum material não foi devidamente creditado ou não é permitido seu uso, você artista, pessoa pública, site ou empresa entre em contato via e-mail (devoltaaoretro@gmail.com) que o material será prontamente creditado e/ou removido. Não utilize as imagens e os textos feitos pelo De volta ao retrô sem autorização.

VAMOS CONVERSAR?