The Dollar Dreadfull

quinta-feira, março 26, 2015


Ao me deparar com o site The Dollar Dreadfull logo percebi que o estilo dele é igual ao dos pôsteres e cartazes do século XIX, da Era Vitoriana. No início os impressos dessa época foram motivados mais pela economia do que pela estética. Com o rápido desenvolvimento da prensa a vapor de alta velocidade e a grande competitividade no mercado gerada pela revolução industrial, os fabricantes competiam para vender enormes quantidades de novos produtos, isso demandou a criação de anúncios que chamassem bastante atenção. Assim todo o espaço disponível no impresso era coberto pelos tipos Bodoni e Didot que eram distorcidas e assumiam um aspecto mais largo e escuro, resultando em uma tipologia original conhecida como Fat Faces.


Os pôsteres eram visualmente tipográficos, as fontes eram utilizadas em diferentes tamanhos e estilos para ornamentar a página, a distorção delas acontecia para ocupar a linha – uma pausa, nunca façam isso, muitos distorcem fontes com esse objetivo, é melhor usar um tipo maior se quer ocupar a linha – as linhas (formas) eram utilizadas para quebrar o texto ou enfatizar algo.

Em resposta ao rápido crescimento da industrialização, os artistas vitorianos voltaram-se para o passado em busca de inspiração, revivendo a decoração gótica e medieval cheia de ostentações para disfarçar os avanços técnicos. A publicidade ganhou cores específicas para ressaltar a ornamentação decorativa e destacar o texto. Com a chegada da cromolitografia as cores se disseminaram o que levou ao amplo uso de imagens.
Os vitorianos eram obcecados por ornamentação, mas havia um consenso quanto aos pôsteres tipográficos, pares simétricos de ornamentações eram usados como aspas em uma frase ou palavra para chamar a atenção do olhar, sabe aqueles dedos apontados? São dessa época, eram bastante utilizados em pôsteres desse estilo.


Voltemos ao site, a página funciona como um portal para a coleção de histórias curtas e antigas de mistério e bizarrices. Ao que parece, pelas minhas pesquisas, essa biblioteca está em funcionamento desde 1882 e preservou a forma de exibir suas histórias, layout e tipografia original do século XIX.


O design do site faz a página parecer um jornal antigo de 1882, os elementos (tipografia, imagens, formas, cores) e a composição são característicos do estilo vitoriano.


Não sei se vocês repararam, mas atualmente tem havido um movimento em direção a criação de pôsteres tipográficos. A Era Vitoriana é uma boa referência em composição para produzir pôsteres com tipos. No site The Dollar Dreadfull a disposição da tipografia com os elementos é fantástica e organizada. Fica a dica!

Acompanhe o blog também em: Instagram | Twitter | Facebook | Pinterest

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM:

0 comentários

Comentários são sempre bem-vindos e eu vou gostar de saber o que você acha do blog ♥. Mas lembre-se: sem palavrões ou xingamentos. Ah! E deixe o endereço do seu site/blog pra eu poder visitar.

Portfólio

DISCLAIMER

Todos os textos publicados são produzidos por Ariadne Rodrigues, exceto quando sinalizado. Todo o material divulgado não autoral (fotos, vídeos, etc.) leva sempre o nome do autor e o link para o mesmo. Se ainda assim algum material não foi devidamente creditado ou não é permitido seu uso, você artista, pessoa pública, site ou empresa entre em contato via e-mail (devoltaaoretro@gmail.com) que o material será prontamente creditado e/ou removido. Não utilize as imagens e os textos feitos pelo De volta ao retrô sem autorização.

VAMOS CONVERSAR?