Para inspirar: pôsteres digitais com técnica de sobreposição de cores

domingo, março 05, 2017


Para quem é da área de comunicação e design, sabe que o sistema de cores subtrativas formado pelo CMYK (C = Cyan, M = Magenta, Y = Yellow, K = Black), é empregado na impressão para reproduzir a maioria das cores do espectro visível, ou seja, misturando-se porcentagens dessas quatro cores temos todas as outras.


Técnicas de impressão clássicas como a serigrafia, dependem dessa policromia para imprimir a arte colorida no suporte. Nesse método de impressão, usa-se a sobreposição direta de duas ou 4 cores (uma em cima da outra) para formar as outras cores.

Normalmente, esse efeito é produzido na fase de impressão, já que nos programas gráficos, escolhemos as cores pela paleta, que já estão prontas. Mas efeitos semelhantes, podem ser feitos digitalmente com o Photoshop ou Illustrator, basta usar os modos Darken ou Multiply.

Para ilustrar e/ou inspirar vocês, trouxe alguns pôsteres que empregaram essa técnica digitalmente e resultaram em uma mistura interessante de texto e imagens, alguns tem até uma pegada retrô. Confira!


Por Mart Infanger

Por Mart Infanger 

Acompanhe o blog também em: 
Instagram | Twitter | Facebook | Pinterest

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM:

14 comentários

  1. Ariadne
    Que massa saber sobre as cores e tudo mais! Amei os posters e suas cores maravilhosas, amei o da caveira dentre outros.

    Beijos e uma semana maravilhosa!
    DMulheres@_sheylaxavierFanpage

    ResponderExcluir
  2. Que bacana Ari, amei. Preciso tentar fazer umas artes como essa, inspiração não falta =)

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  3. Por acaso nunca me interessei muito por este tipo de coisas mas parece ser bem interessante. Os pôsteres estão bastante originais comparados a tantos outros. Pode fazer um genero se série e ir mostrando mais destas coisinhas <3 Beijinhos de Portugal.

    ResponderExcluir
  4. Sou estudante de jornalismo e estávamos vendo bastante coisinhas de design na aula de editoração, eu amei essa técnica e até imaginei usa-la na revista que terei que fazer no final do bimestre, salvei esse post hahaha. Sobre os pôsters em si, eu adorei demais esse ultimo <3
    Um beijão.

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante do post, principalmrnte de saber os negócio das cores, não sabia, foi muito importante para mim. Os pôsteres são todos lindos, mas oque me chamou atenção foi o dá âncora, bem meu estilo Navi!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Eu adoro esses seus posts de dicas de design! É onde você mostra o teu bom gosto na íntegra! Essa técnica tem um toque retrô maravilhoso! Dá vontade de imprimir uns cartazes desses e colar na parede!

    bjs

    Inajara

    www.vintageandgeek.com.br

    ResponderExcluir
  7. Parecem estampas de camiseta mesmo, esse técnica da serigrafia é muito legal, mas é um quebra-cabeça na hora de montar a estampa, por ter de pensar em quantidade de cores, que precisa ser o mínimo possível e em como fazer detalhes praticamente monocromáticos, a estampa digital ajuda bastante nesse quesito, e depois dessas inspirações de fazer a digital parecer serigrafia, a amo mais ainda hahahaha
    Amei as imagens de New York, o da Ancora e o Broad Strokes.

    ResponderExcluir
  8. Nooossa que lindoooooooos! Sou completamente apaixonada por essas imagens faço vários quadrinhos e coloco nas paredes haha amo de mais meu, e as cores estão muito alegres e lindas. Já salvei haha e quando colocar em minha parede te mando foto pelo seu direct pq vão ficar shooow ameeeeeeeei

    ResponderExcluir
  9. E pra quem é apaixonado por edições isso é como se fosse colírio para os olhos. Sinceramente sou apaixonada por esse estilo de edição mas não sabia que existia um princípio básico para isso. Obrigada por nos fazer aprender um pouco mais sobre o assunto. Um beijo e sucesso.

    ResponderExcluir
  10. Arte é uma coisa incrível não é? Sobreposições então! Me lembra anos 90, e estampas de camisetas, onde sou apaixonada por artes visuais desse estilo. Eu adorei o seu post e o blog, mesmo. Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Todos lindos, mas o primeiro é incrivel!!!


    Amei!

    Beijos da Nah
    www.oxifalei.com.br
    Instagram: @oxi.falei
    Snap: nath.thamires
    Youtube: Oxi,falei

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post e os pôsters inspiração!
    Eu babo por quem manja em designer porque pra mim ainda é um bicho de sete cabeças! Parabéns! ♥

    ResponderExcluir
  13. Adorei os pôsteres! Bem diferente das imagens que vemos sempre nos blog, achei todos bem originais!

    Blog aboutbooksandmore.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. antes ja ficava babando nessas art, agora que estou estudando
    fico ainda mais encantada. ótima seleção.
    Beijos
    https://cherrycriis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos e eu vou gostar de saber o que você acha do blog ♥. Mas lembre-se: sem palavrões ou xingamentos. Ah! E deixe o endereço do seu site/blog pra eu poder visitar.

Portfólio

DISCLAIMER

Todos os textos publicados são produzidos por Ariadne Rodrigues, exceto quando sinalizado. Todo o material divulgado não autoral (fotos, vídeos, etc.) leva sempre o nome do autor e o link para o mesmo. Se ainda assim algum material não foi devidamente creditado ou não é permitido seu uso, você artista, pessoa pública, site ou empresa entre em contato via e-mail (devoltaaoretro@gmail.com) que o material será prontamente creditado e/ou removido. Não utilize as imagens e os textos feitos pelo De volta ao retrô sem autorização.

VAMOS CONVERSAR?