As ilustrações retrô futurista de Laurent Durieux

quinta-feira, janeiro 19, 2017


Entre as décadas de 60 e 70, período em que a tecnologia estava avançando rapidamente, existia na mente de escritores, artistas e cineastas um futuro imaginado com tecnologias modificadas que transformariam a sociedade. Essas visões futurísticas, muitas das vezes eram baseadas em colônias espaciais com carros voadores, viagens interestelares e robôs como servos.


Nesse período, começou também uma forte atração pelos velhos estilos de arte, vestuário e costumes, porém dotados de tecnologia moderna e futurista. O Steampunk, movimento que nasceu na literatura e rapidamente conquistou outras mídias, reflete bem esse período, as obras mostravam como a tecnologia avançada era ambientada nos séculos XIX e XX.

As ilustrações desse período possuem muito contraste e pontos de luz, para refletir toda a grandiosidade tecnológica, composições geométricas também são bem comuns.

São nessas características, que o ilustrador Laurent Durieux se apoiou para criar uma série incrível de pôsteres com clássicos do cinema, ilustrados com alguns traços do estilo retrô futurista. A releitura acompanha produções famosas como King Kong, Drácula, Pulp Fiction, bem como uma seção especial para a filmografia de Alfred Hitchock.

Esses pôsteres trazem ao nosso olhar, através de suas cores fortes, composição geométrica e tipografias retrô uma demonstração de representações visuais imaginativas cheias de detalhes. Confira!


Acompanhe o blog também em: Instagram | Twitter | Facebook | Pinterest

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM:

12 comentários

  1. De todos esses eu fiquei apaixonada pelo poste do gato Felix *_*

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amei o do Gato Felix, ficou bem retrôzão xD

      bjus
      Ari

      Excluir
  2. Uau! Retrô futurista é possível!! E o resultado é maravilhoso :D
    Adorei o de Oz!

    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Os desenhos estão perfeitos! Um mais legal que o outro! :D

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Que bacana! Adoraria usar uma dessas ilustrações na decoração, principalmente a do batman <3

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei a mesma coisa Pri, imprimir e fazer uns quadrinhos para decor ^^

      bjus
      Ari

      Excluir
  5. Olá Ariadne, tudo bem?
    Uau! Que ilustrações lindas! Não conhecia o autor, mas ele tem muito talento.
    Amei o post!
    Beijos!

    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Esther, tudo bem e vc? Fico feliz que tenha gostado ^^

      bjus
      Ari

      Excluir
  6. Quando olho essas imagens lembro dos livros antigos, edições de 60/70 e até 80, que tinham capas com ilustrações nesse estilo. Gosto das capas atuais, mas essas futuristas são muito bonitas. ♥ Ainda bem que as inspirações ficam e se transformam.

    ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina eu queria ver essas capas ein rsrs eu gosto muito desse tipo de ilustração, valeu pela visita!

      bjus
      Ari

      Excluir

Comentários são sempre bem-vindos e eu vou gostar de saber o que você acha do blog ♥. Mas lembre-se: sem palavrões ou xingamentos. Ah! E deixe o endereço do seu site/blog pra eu poder visitar.

Portfólio

DISCLAIMER

Todos os textos publicados são produzidos por Ariadne Rodrigues, exceto quando sinalizado. Todo o material divulgado não autoral (fotos, vídeos, etc.) leva sempre o nome do autor e o link para o mesmo. Se ainda assim algum material não foi devidamente creditado ou não é permitido seu uso, você artista, pessoa pública, site ou empresa entre em contato via e-mail (devoltaaoretro@gmail.com) que o material será prontamente creditado e/ou removido. Não utilize as imagens e os textos feitos pelo De volta ao retrô sem autorização.

VAMOS CONVERSAR?