Projeto de identidade visual destaca valores tradicionais do bairro Santo Antônio em Belo horizonte

quinta-feira, agosto 04, 2016


A designer Bárbara Niriz desenvolveu um projeto de identidade visual, que envolvia várias disciplinas no curso de Design Gráfico da Universidade do Estado de Minas Gerais, inspirado em um dos bairros tradicionais de Belo horizonte: o Santo Antônio. A proposta consistiu na criação de uma marca, papelaria e aplicação de projeto gráfico em uma embalagem de brinde promocional do bairro Santo Antônio.

Definido praticamente por um contraste visual, o Santo Antônio é calmo e sem muito movimento durante o dia. O ritmo quieto do dia dá lugar a uma combinação mais empolgante e agitada quando a noite cai, com uma grande variedade de bares, casas noturnas e restaurantes.


Para embasar a linha de criação do projeto, foram escolhidos três conceitos pela designer: o antigo, o tradicional e o mundano. Esses três conceitos foram combinados à atemporalidade que o bairro possui, devido ao tombamento de edifícios importantes e preservação patrimonial.


Para o brinde promocional foi escolhido o vinho português Alabastro que acompanha duas taças. Segundo Bárbara, a escolha remete ao famoso Vinho Do Porto, que possui uma grande capacidade de envelhecimento. O vinho também está relacionado a palavra vintage, e reforça a ideia de boemia e não efemeridade do tempo, que a marca quer transmitir.

Bárbara acrescenta "Para fugir de embalagens convencionais de vinho e taças - nas quais os produtos permanecem em posição horizontal dentro da embalagem - e remeter a topografia do bairro Santo Antônio e sua elegância, foi desenvolvida uma proposta em que todos os brindes se mantivessem em posições verticais", confira.


Acompanhe o blog também em: Instagram | Twitter | Facebook | Pinterest

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM:

6 comentários

  1. Não conheço o bairro, mas achei bem original a ideia do projeto.
    Sou super favor de valorizar nosso bairro, nossa cidade, nossas origens e afins.

    bjO
    Blog Breshopping da Dany
    Conheça também o Breshopping da Dany KIDS
    Instagram: @breshopping_da_dany
    Twitter: @brechodanylins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, quando vir pra BH não deixe de conhecê-lo :)
      Eu também sou a favor dessa valorização e a proposta do projeto ficou muito legal!

      bjus

      Ari

      Excluir
    2. Olá, Daniela!
      Fico muito feliz que tenha gostado! <3
      Você mora em Belo Horizonte?

      Abraço!

      Excluir
  2. Super original, adorei! <3

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos e eu vou gostar de saber o que você acha do blog ♥. Mas lembre-se: sem palavrões ou xingamentos. Ah! E deixe o endereço do seu site/blog pra eu poder visitar.

Portfólio

DISCLAIMER

Todos os textos publicados são produzidos por Ariadne Rodrigues, exceto quando sinalizado. Todo o material divulgado não autoral (fotos, vídeos, etc.) leva sempre o nome do autor e o link para o mesmo. Se ainda assim algum material não foi devidamente creditado ou não é permitido seu uso, você artista, pessoa pública, site ou empresa entre em contato via e-mail (devoltaaoretro@gmail.com) que o material será prontamente creditado e/ou removido. Não utilize as imagens e os textos feitos pelo De volta ao retrô sem autorização.

VAMOS CONVERSAR?