The Circus Book: o livro de fotografias de circos antigos

domingo, junho 05, 2016


O circo é uma das mais antigas manifestações artísticas do mundo, e apesar de termos a nossa disposição um grande leque de formas modernas de entretenimento, as artes circenses ainda encantam muita gente.

Do Império Romano a Idade Média, grupos de pessoas ganhavam a vida fazendo apresentações nas ruas, arenas e até mesmo em casa de famílias nobres. Entretanto o formato de circo que conhecemos atualmente, feito de lonas e que viaja por diversas cidades com palhaços, acrobatas, ilusionistas, entre outros, surgiu em Londres, na Inglaterra, em 1768, quando o sargento da cavalaria inglesa Philiph Astley decidiu mostrar suas habilidades com cavalos em um grande espaço, debaixo de uma lona.

Com o sucesso dessa forma de apresentação, a arte circense saiu da Europa pela primeira vez no século XIX, quando o equilibrista britânico Thomas Taplin Cooke levou sua companhia de circo para a cidade de Nova York, disseminando a arte por todo o território americano.

Durante seu auge, o circo americano foi a maior indústria de Show Business que o mundo já tinha visto. Os espetáculos de super heróis valentes que desafiavam a morte em seus números, ofereceu aos jovens americanos o sonho de aventura e reinvenção, abrindo o caminho para o cinema e televisão.

O livro The Circus Book, é uma oportunidade para conhecermos o glamour e a evolução dos circos americanos entres os anos de 1870 a 1950, através de um grande acervo de fotografias raras, clicadas por Frederick Whitman, Stanley Kubrick, Ray Eames, entre outros.



As belíssimas imagens mostram a história e o legado do circo americano, e como sua essência e charme fantasioso se manteve inabalado através do tempo, ainda que durante as décadas ocorreram mudanças nos estilos das alegorias e da sua estrutura.


Acompanhe o blog também em: Instagram | Twitter | Facebook | Pinterest

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM:

2 comentários

  1. Pois você vai conseguir lançar seu livro, tão bonito quanto suas postagens e este livro de fotos de circos antigos. Sucesso é parabéns³ pelo seu talento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danilo, que alegria ler suas palavras!

      Obrigada pelo incentivo, tenho que dar start nesse projeto do livro.

      Obrigada :D

      Excluir

Comentários são sempre bem-vindos e eu vou gostar de saber o que você acha do blog ♥. Mas lembre-se: sem palavrões ou xingamentos. Ah! E deixe o endereço do seu site/blog pra eu poder visitar.

Portfólio

DISCLAIMER

Todos os textos publicados são produzidos por Ariadne Rodrigues, exceto quando sinalizado. Todo o material divulgado não autoral (fotos, vídeos, etc.) leva sempre o nome do autor e o link para o mesmo. Se ainda assim algum material não foi devidamente creditado ou não é permitido seu uso, você artista, pessoa pública, site ou empresa entre em contato via e-mail (devoltaaoretro@gmail.com) que o material será prontamente creditado e/ou removido. Não utilize as imagens e os textos feitos pelo De volta ao retrô sem autorização.

VAMOS CONVERSAR?