Pôsteres ganham o estilo vintage de cartazes dos filmes clássicos de terror

domingo, maio 15, 2016


O terror é um dos gêneros do cinema que mais mexem com as pessoas. As imagens não só impressionam o espectador, como também causam medo, choque e nojo.

Durante a crise econômica americana provocada pela queda da Bolsa de Nova York em 1929, os cinemas começaram a perder espectadores e, para atrair o público novamente, os estúdios tiveram a ideia de exibir dois filmes pelo preço de um. O filme principal e de maior produção, era sempre precedido ou antecedido por um filme mais simples, que ficou caracterizado como filmes B.

Esses filmes simples foram classificados como B, pois nas décadas de 30 e 40 os grandes estúdios dividiam suas operações. Na unidade A eram feitos apenas os filmes de grande produção, já na unidade B os filmes de baixo orçamento, composto por cineastas e atores iniciantes.

O filme de terror era um dos gêneros classificado como filmes B. Vale lembrar que durante essa época, foram realizados vários clássicos do cinema de terror que, no decorrer do tempo ganharam o status de cult e se tornaram uma forte referência para diversas áreas.

A diversidade desta rica e antiga categoria do cinema trouxe também, através das décadas, uma extensa referência visual em cartazes e posters de divulgação dos filmes de terror.

Diferente dos cartazes de hoje que usam apenas fotografias do próprio filme editadas com Photoshop, os cartazes mais antigos de filmes de terror não contavam com tantos recursos digitais, o que fez com que esses trabalhos ganhassem ainda mais valor artístico.

Os cartazes antigos de terror são caracterizados por efeitos de baixa qualidade de impressão, um toque grunge, tipografia pesada e muitas das vezes decorativa que preenchem todo o espaço e, ilustrações que contam um pouco da trama.

Com essas mesmas características e usando recursos digitais atuais, alguns designers prestaram homenagem a esta geração de filme cult, e criaram sua própria versão dos clássicos do cinema de terror. Vamos conferir?

ALEKS IVIC
BIRKY HARTMANN
BRANDON MOORE
CADE EMBERY
DEATH-RAY DESIGN
HUW
JOHN MATA
JUSTIN ERICKSON
MARK WELSER
ROBSO
SANTIAGO JUÁREZ
SCOTT RAMSAY
ZACH GRAHAM 

Acompanhe o blog também em: Instagram | Twitter | Facebook | Pinterest

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM:

3 comentários

  1. Eu amo filmes de terror, tá isso foi estranho hahahahaha.
    Fiquei com vontade de imprimir todas as ilustras por causa das referências ^^

    www.saidminhalente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha confesso que não sou fã de filmes de terror por ter muito medo mesmo.

      Mas posters antigos me fascinam, independente do tema.

      E os designers mandaram muito bem né?

      Bjus

      Ari

      Excluir
  2. sbobet online This is a nice and informative, containing all information and also has a great impact on the new technology... agen taruhan bola

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos e eu vou gostar de saber o que você acha do blog ♥. Mas lembre-se: sem palavrões ou xingamentos. Ah! E deixe o endereço do seu site/blog pra eu poder visitar.

Portfólio

DISCLAIMER

Todos os textos publicados são produzidos por Ariadne Rodrigues, exceto quando sinalizado. Todo o material divulgado não autoral (fotos, vídeos, etc.) leva sempre o nome do autor e o link para o mesmo. Se ainda assim algum material não foi devidamente creditado ou não é permitido seu uso, você artista, pessoa pública, site ou empresa entre em contato via e-mail (devoltaaoretro@gmail.com) que o material será prontamente creditado e/ou removido. Não utilize as imagens e os textos feitos pelo De volta ao retrô sem autorização.

VAMOS CONVERSAR?