O incrível e moderno estilo Art Déco de Mads Berg

sexta-feira, março 04, 2016


Art Déco (abreviação do termo francês arts décoratifs) é o nome que se atribuiu a um estilo internacional de arte, design e arquitetura que começou em Paris na década de 20 e, se espalhou por todo o mundo ao longo dos anos 30. Esse estilo decorativo absorveu influências de diferentes movimentos artísticos do início do século XX, como o Construtivismo, Cubismo, Futurismo, Modernismo bem como inspiração nas formas das artes hindu, asteca, egípcia e oriental.

A princípio o Art Déco ficou ligado aos anseios artísticos e culturais da burguesia europeia, nesta fase ele seguiu um estilo mais luxuoso com o emprego de materiais caros, como marfim e jade. Com a realização da exposição Art Déco no Metropolitan Museum de Nova York em 1934, o estilo começa a seguir o caminho do design industrial, utilizando-se de materiais que possibilitavam a produção em massa e consequentemente a sua popularização entre as outras camadas da sociedade. Assim o estilo invade os cartazes, a publicidade, objetos de uso doméstico, mobiliário, etc. 

Nesse período a indústria de turismo começou a expandir-se, os novos e mais velozes navios transatlânticos e trens movidos a vapor tornaram acessíveis lugares até então distantes. Não demorou muito para que diversas companhias de navegação e de transporte ferroviário passassem a investir na contratação de artistas contemporâneos para promover seus serviços. Essa demanda resultou numa série de anúncios publicitários que enfatizavam a velocidade e o conforto de se viajar nesses transportes. Os navios e trens eram representados de forma colossal e majestosa, com formas geométricas e perspectiva exagerada que os deixavam infinitamente longos, além de ser um recurso para representar e/ou indicar a velocidade.

           

Diferente do Art Nouveau que explora ornamentos florais e linhas sinuosas assimétricas, no Art Déco predominam as formas angulares, geométricas e escalonadas, o que confere ao estilo um aspecto clean, elegante e funcional.

Influenciado pelo Art Déco, o ilustrador dinamarquês Mads Berg, traduz em seus trabalhos de forma perfeita e contemporânea, a ideia clássica do estilo. Suas ilustrações para pôsteres, capas, editoriais e marcas, são caracterizadas por belas paisagens que nos permite vê-las como um todo ao invés de detalhes individuais.


Através de formas geométricas e cores que enfatizam as figuras, Mads Berg confere com maestria uma narrativa concisa, atual e elegante as suas ilustrações. Essa forma de combinar os elementos, torna seu trabalho original, interessante e uma rica fonte de inspiração para nós.


Acompanhe o blog também em: Instagram | Twitter | Facebook | Pinterest

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM:

4 comentários

  1. Uau! Que maravilhoso! Artes incríveis, muito representativas, poéticas, repletas de meios para abertura de críticas e reflexões intensas e até as cores englobam esses meios metafóricos apresentados. E esse toque "vintage" é um xodó puro! Amei!

    SEMQUASES.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhoso o trabalho dele né? Eu gosto muito quando designers, ilustradores, etc. tomam como referência algum movimento artístico ou estilo do passado e faz uma releitura no presente. É fantástico ^^

      Obrigada pela visita.

      bjus

      Ari

      Excluir
  2. Que inspirador! Achei lindo o trabalho e as referências usadas <3

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos e eu vou gostar de saber o que você acha do blog ♥. Mas lembre-se: sem palavrões ou xingamentos. Ah! E deixe o endereço do seu site/blog pra eu poder visitar.

Portfólio

DISCLAIMER

Todos os textos publicados são produzidos por Ariadne Rodrigues, exceto quando sinalizado. Todo o material divulgado não autoral (fotos, vídeos, etc.) leva sempre o nome do autor e o link para o mesmo. Se ainda assim algum material não foi devidamente creditado ou não é permitido seu uso, você artista, pessoa pública, site ou empresa entre em contato via e-mail (devoltaaoretro@gmail.com) que o material será prontamente creditado e/ou removido. Não utilize as imagens e os textos feitos pelo De volta ao retrô sem autorização.

VAMOS CONVERSAR?