Aprenda a criar um efeito lomo no photoshop

quarta-feira, fevereiro 24, 2016


As fotografias com efeito Lomo se tornaram moda nas redes sociais, os filtros do Instagram, por exemplo, foram inspirados nos efeitos produzidos por uma pequena câmera analógica, criada na antiga URSS: a Lomo. No início dos anos 80, em plena Guerra Fria, o general Igor Petrowitsch Kornitzky encomendou ao diretor da empresa LOMO, uma câmera que fosse de boa qualidade, pequena e de fácil utilização. O objetivo dessa câmera era ser comercializada a um baixo custo, para que todas as famílias da URSS pudessem adquiri-la e documentar o dia a dia e o estilo de vida soviético da época, tornando-se um forte instrumento de propaganda.

Assim surgiu a LOMO LC-A, uma pequena câmera de plástico com alta sensibilidade a luz, que proporcionava cores vibrantes e saturadas sem o uso de flash.

No início dos anos 90, dois jovens de Viena encontraram em uma loja de câmeras antigas (Praga) uma LOMO LC-A e, se surpreenderam com o modo fácil e rápido que a pequena máquina russa produzia imagens. Os resultados agradaram tanto que para impedir que as LOMOS deixassem de existir, uma vez que não eram mais fabricadas, surge uma sociedade de fãs de lomografia, a Lomographic Society International, de onde veio o nome “lomografia”.

Foto: Esmondsit
Na arte da lomografia não existe regra, você tem total liberdade na hora de registrar imagens, esse é o barato da coisa! O objetivo é registrar sem pretensões o cotidiano e tudo aquilo que desperta curiosidade e interesse.

Foto: Fabienne Lin
Foto: Twizzer88
Apesar de termos esses efeitos disponíveis no Instagram e outros aplicativos com a mesma função, é possível produzir os filtros com a ajuda do Photoshop. Mesmo porque, esses aplicativos não deixam a imagem com alta resolução, então caso você queira fazer um projeto com conceito LOMO, não tem uma câmera apropriada e precisa de imagens em alta resolução, este tutorial feito pelo blog Spoon Graphics vai te ajudar a produzir imagens com cores vibrantes característicos da lomografia. Para acessar o tutorial clique na imagem abaixo.


Acompanhe o blog também em: Instagram | Twitter | Facebook | Pinterest

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM:

2 comentários

Comentários são sempre bem-vindos e eu vou gostar de saber o que você acha do blog ♥. Mas lembre-se: sem palavrões ou xingamentos. Ah! E deixe o endereço do seu site/blog pra eu poder visitar.

Portfólio

DISCLAIMER

Todos os textos publicados são produzidos por Ariadne Rodrigues, exceto quando sinalizado. Todo o material divulgado não autoral (fotos, vídeos, etc.) leva sempre o nome do autor e o link para o mesmo. Se ainda assim algum material não foi devidamente creditado ou não é permitido seu uso, você artista, pessoa pública, site ou empresa entre em contato via e-mail (devoltaaoretro@gmail.com) que o material será prontamente creditado e/ou removido. Não utilize as imagens e os textos feitos pelo De volta ao retrô sem autorização.

VAMOS CONVERSAR?