O cartunista brasileiro Mauricio de Sousa

quinta-feira, dezembro 25, 2014


Boa parte da minha infância e adolescência convivi com as produções culturais do Mauricio, eu amava recortar os personagens das HQs e fazer minhas próprias historinhas. Acredito que os personagens dele fizeram e faz parte da vida de muitos brasileiros, não é à toa que eles saíram das páginas das HQs e foram figurar em produtos que vão desde o setor do entretenimento ao alimentício.

Mauricio de Sousa nasceu em São Paulo no ano de 1935, iniciou sua carreira como ilustrador na região de Mogi das Cruzes. Aos 19 anos mudou-se para São Paulo e começou a trabalhar no Jornal Folha da Manhã escrevendo reportagens policiais. Em 1959 criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu, as tirinhas em quadrinhos com o personagem eram publicadas semanalmente na Folha da Manhã e foi o pontapé inicial para que o cartunista posteriormente criasse os diversos personagens - Cebolinha, Piteco, Chico Bento, Penadinho, Horácio, Astronauta e tantos outros. Em 1970, lançou a revista da Mônica, com tiragem de 200 mil exemplares, pela Editora Abril. Mauricio teve contratos com a Editora Abril, depois com a Editora Globo e em 2007 assinou contrato com a multinacional italiana Panini. A MSP (Mauricio de Sousa Produções) é dirigida por Mauricio e sua família, ela é a responsável pela produção de histórias em quadrinhos, desenhos animados, criação e desenvolvimento de personagens, licenciamento de produtos e todos os projetos relacionados com as figuras da Turma da Mônica e demais personagens de Mauricio.

Desde a criação de Bidu, que é o símbolo da marca das produções de Mauricio, até as criações recentes como a Turma da Mônica Jovem, o autor já chegou a um bilhão de revistas publicadas e tem presença internacional. Mauricio de Sousa criou vários universos de personagens, eles se baseiam nos seus amigos de infância, nos seus filhos e na sociedade brasileira. Tem espaço para todos: indígenas, negros, pessoas do meio rural, pessoas com doenças físicas, de outras etnias, pré-históricas, astronautas, adolescentes e animais. Esses universos se comunicam com os mais variados públicos e ainda há o trabalho de inclusão social, eu acho isso fantástico! No site você pode conhecer cada um.


A forma de ilustrar também passou por modificações, ao longo dos anos os traços dos personagens foram se modificando, as histórias da Turma da Mônica Jovem são feitas em traços e linguagem que remetem aos mangás japoneses. Em 2012 foi criada a Graphic MSP, que consiste em histórias dos personagens do estúdio feitas por artistas brasileiros consagrados e com estilos diferentes do padrão das revistas mensais.


Eu espero que essa indústria de entretenimento 100% brasileira prospere por muitos e muitos anos, eu acredito que ela se prolongue por muito tempo, afinal ela continua centralizada dentro da família de Mauricio de Sousa, com certeza eles devem dar prosseguimento ao legado do pai.


Acompanhe o blog também em: Instagram | Twitter | Facebook | Pinterest

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM:

1 comentários

  1. Eu sou mega fã do Mauricio de Sousa e suas revistas em quadrinhos, lia muito, Também espero se prolongue por muitos e muitos anos, Amo.
    bjuxxxx

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos e eu vou gostar de saber o que você acha do blog ♥. Mas lembre-se: sem palavrões ou xingamentos. Ah! E deixe o endereço do seu site/blog pra eu poder visitar.

Portfólio

DISCLAIMER

Todos os textos publicados são produzidos por Ariadne Rodrigues, exceto quando sinalizado. Todo o material divulgado não autoral (fotos, vídeos, etc.) leva sempre o nome do autor e o link para o mesmo. Se ainda assim algum material não foi devidamente creditado ou não é permitido seu uso, você artista, pessoa pública, site ou empresa entre em contato via e-mail (devoltaaoretro@gmail.com) que o material será prontamente creditado e/ou removido. Não utilize as imagens e os textos feitos pelo De volta ao retrô sem autorização.

VAMOS CONVERSAR?