Tetris

quarta-feira, julho 30, 2014


Você já se perguntou sobre qual a origem do game tetris? Eu me perguntei e decidi pesquisar e trazer pra vocês a história desse jogo viciante e que ultrapassa gerações.

Considerado um verdadeiro clássico dos jogos de videogame, o tetris foi resultado do esforço de um matemático russo chamado Alexey Pajintov. Em suma a ideia foi simples, ele conheceu o quebra-cabeças “PENTAMINÓ” desenvolvido trinta anos antes, pelo matemático norte-americano Solomon Golomb. Alexey aproveitou a ideia e decidiu criar a versão virtual dos quebra-cabeças, removendo um dos blocos e dando ao jogo o nome com prefixo quatro em Grego: TETRIS.

O sistema do jogo é bem fácil: Você empilha os tetraminós (objeto feito com quatro blocos) que descem a fim de formar linhas horizontais e ganhar pontos. Quando a pilha de peças chegava ao topo da tela a partida encerrava. Nessa época, os soviéticos transformaram a descoberta em um divertido jogo de tabuleiro popular em várias regiões do bloco socialista.


No ano de 1988, o Tetris foi a mais nova aposta da empresa de videogames Nintendo. Já nos seus primeiros meses, o mercado nipônico absorveu três milhões de exemplares do jogo. E esse era apenas o começo de outras cifras estrondosas. Desde o início do mercado de jogos para celular, estima-se que o tetris fora baixado mais de 80 milhões de vezes. E, antes disso, milhares de videogames portáteis da marca Game Boy foram consumidos graças ao mesmo joguinho tentador.

Acompanhe o blog também em: Instagram | Twitter | FacebookPinterest  

Imagens via: Shutterstock

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM:

4 comentários

  1. Não sabia essa curiosidade sobre o tetris, jogo desde que eu tinha uns 6 anos, comecei jogando naqueles mini-games, adoro é muito bom pra distrair! hehe ♥

    http://marlanazanatta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Interessante, não fazia ideia de como esse jogo tinha sido criado. Eterno vício, rsrs beijos :) xxx

    vintagepri.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. @Marlana Pois é Marlana, eu também não fazia ideia de como esse jogo viciante havia sido criado, muito legal né, coisas de matemáticos rsrs

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos e eu vou gostar de saber o que você acha do blog ♥. Mas lembre-se: sem palavrões ou xingamentos. Ah! E deixe o endereço do seu site/blog pra eu poder visitar.

Portfólio

DISCLAIMER

Todos os textos publicados são produzidos por Ariadne Rodrigues, exceto quando sinalizado. Todo o material divulgado não autoral (fotos, vídeos, etc.) leva sempre o nome do autor e o link para o mesmo. Se ainda assim algum material não foi devidamente creditado ou não é permitido seu uso, você artista, pessoa pública, site ou empresa entre em contato via e-mail (devoltaaoretro@gmail.com) que o material será prontamente creditado e/ou removido. Não utilize as imagens e os textos feitos pelo De volta ao retrô sem autorização.

VAMOS CONVERSAR?