Primeira Rainha do Rádio - Linda Batista

terça-feira, julho 29, 2014


Temos de conhecer as pessoas admiráveis que fizeram história aqui no Brasil. A categoria personalidades irá abranger também artistas, músicos, escritores, inventores, cartunistas entre outras profissões nacionais.

E hoje é dia de falar sobre Florinda Grandino de Oliveira (1919 – 1988), mais conhecida como Linda Batista, foi cantora e compositora brasileira e a Rainha do Rádio.


Linda era filha do humorista e ventríloquo João Baptista Júnior e de Emília Grandino de Oliveira, de tradicional família paulista. O pai, que era capaz de imitar 22 vozes sem abrir os lábios, resolveu ir para o Rio de Janeiro, já que na capital federal encontraria mais perspectivas de trabalho. Tratou de educar as filhas nos melhores colégios.

Quando começou sua carreira em programas de rádio, Linda acompanhava sua irmã mais nova ao violão durante suas apresentações. Em 1936, por causa de um atraso de Dircinha, sua irmã, Linda teve que substituí-la no programa de Francisco Alves na Rádio Cajuti, obtendo boa aceitação do público. Sua bela voz, a boa presença no palco e uma ambição desmedida lhe proporcionaram a estadia na Cajuti por mais algum tempo. Linda precisou de apenas um ano para se consagrar como cantora. Em 1937, foi a primeira cantora a ser eleita Rainha do Rádio, título que manteve por onze anos consecutivos.


Uma artista que manteve seu posto de rainha por onze anos consecutivos não pode passar despercebida, impossível riscá-la do livro musical brasileiro, apesar de seu declínio em 1951. A memória escrita esta aqui pra isso, para saudar talentos que fizeram história, assim como Linda fez.




Acompanhe o blog também em: Instagram | Twitter | FacebookPinterest  

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM:

2 comentários

  1. Que linda, não conhecia.... voz linda também!

    Bjux, Jell
    www.urbanoeretro.com.br

    ResponderExcluir
  2. @Urbano e Retrô Concordo com você Jell a voz dela é linda, bem merecido o título de rainha do rádio.

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos e eu vou gostar de saber o que você acha do blog ♥. Mas lembre-se: sem palavrões ou xingamentos. Ah! E deixe o endereço do seu site/blog pra eu poder visitar.

Portfólio

DISCLAIMER

Todos os textos publicados são produzidos por Ariadne Rodrigues, exceto quando sinalizado. Todo o material divulgado não autoral (fotos, vídeos, etc.) leva sempre o nome do autor e o link para o mesmo. Se ainda assim algum material não foi devidamente creditado ou não é permitido seu uso, você artista, pessoa pública, site ou empresa entre em contato via e-mail (devoltaaoretro@gmail.com) que o material será prontamente creditado e/ou removido. Não utilize as imagens e os textos feitos pelo De volta ao retrô sem autorização.

VAMOS CONVERSAR?