Uma parada no vilarejo que parou no tempo

segunda-feira, março 03, 2014


Imagine um vilarejo, situado no meio de uma densa floresta, habitado por pouco mais de 1,7 mil habitantes e parado no tempo. Pois essa é a situação de uma cidadezinha na região central da Suécia, chamada Enviken, que decidiu se transformar na primeira - e talvez única? - cidade rockabilly do mundo. 


A ideia de, literalmente, “parar no tempo” surgiu em meados dos anos 80, quando o estilo rockabilly ressurgiu no mundo todo. Todos os habitantes da cidade - sim, eu disse TODOS - resolveram transformar suas vidas e passaram a incorporar os anos 1950 à cidade. O estilo tomou conta das ruas, praças, carros, roupas, cabelos e até da igreja.


Não se sabe ao certo como e por que essa decisão foi tomada. Segundo o site oficial da cidade, no início dos anos 1980 todos os habitantes compraram carros americanos fabricados nos anos 1950, grandes o suficiente para carregar vários passageiros - que iriam se divertir em cidades próximas, e aí o estilo se espalhou. Porém, outra versão conta que foi através da banda local Ryno Rockers, que começou a levar o rockabilly para outros lugares da Suécia e do mundo.


Mas o motivo não importa, o surpreendente é que a cidade vive imersa em brilhantina, tubaína e couro, e é possível ver um ‘quase Elvis’ apoiado em seus carros ou em jukebox espalhadas por bares e restaurantes. O vilarejo exala charme e graça e tem recebido muitos turistas amantes do vintage e do rockabilly de todas as partes do mundo. O melhor é que eles não se incomodam com a movimentação, pois adoram mostrar o estilo de vida que adotaram com tanto amor e que já passa da segunda para a terceira geração de cidadãos de Enviken. 


Acompanhe o blog também em: Instagram | Twitter | Facebook | Pinterest

Escrito por Rafaela Pietra

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM:

1 comentários

  1. Adorei a postagem, já ouvi falar nesse vilarejo, e me apaixonei... um sonho. <3

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos e eu vou gostar de saber o que você acha do blog ♥. Mas lembre-se: sem palavrões ou xingamentos. Ah! E deixe o endereço do seu site/blog pra eu poder visitar.

Portfólio

DISCLAIMER

Todos os textos publicados são produzidos por Ariadne Rodrigues, exceto quando sinalizado. Todo o material divulgado não autoral (fotos, vídeos, etc.) leva sempre o nome do autor e o link para o mesmo. Se ainda assim algum material não foi devidamente creditado ou não é permitido seu uso, você artista, pessoa pública, site ou empresa entre em contato via e-mail (devoltaaoretro@gmail.com) que o material será prontamente creditado e/ou removido. Não utilize as imagens e os textos feitos pelo De volta ao retrô sem autorização.

VAMOS CONVERSAR?