Uma homenagem ao disco de vinil

sábado, abril 20, 2013


Hoje 20 de abril comemora-se o Dia do Disco. Apesar ter caído em desuso com o aparecimento de novas tecnologias, o disco de vinil representa um importante avanço na história das mídias.


Também conhecido como LP (Long Play), a mídia foi desenvolvida no início da década de 1950. Ele tinha substituído o disco de goma-laca de 78 rotações. Além da capacidade de reproduzir um número maior de músicas, o vinil era mais leve e resistente que o seu antecessor. Da mesma forma que o Compact Disc, o popular CD, é em relação aos antigos vinis.


Apesar da maioria das pessoas não usar mais o vinil, ainda existem muitos fãs dele por aí.  Quem costuma usar bastante esses produtos são os DJs para tocar em festas.


Nos anos 80 os CDs começaram a ganhar espaço no cenário musical, afinal, eram peças mais compactas e com qualidade sonora superior. Com isso, o velho e bom vinil foi desaparecendo aos poucos do mercado, mas o seu poder simbólico se manteve muito forte.


Você já ouviu dizer que quando um artista vende 50 mil cópias do CD ele ganha o disco de ouro? Pois é, o prêmio tem esse nome por causa dos antigos vinis.

O vinil é uma peça constantemente resgatada na decoração, sobretudo porque ele representa o estilo retrô. Desta forma, as peças são usadas tanto para enfeitar as paredes residenciais como também para valorizar o clima de uma festa anos 50, 60 ou 70.


E foi pensando nisso e para comemorar esse dia, que hoje o De volta ao retrô vai ensinar como fazer um suporte de sobremesa feito com Vinil!

Você vai precisar de:


Antes de começar, lave seu disco de vinil com sabão e água, e depois os seque. 

Nota: Este projeto é facilmente adaptável. Você pode comprar as peças separadamente ou encomendar um cake stand rods (faça uma busca rápida no na internet que você encontrará onde comprá-los). 


1. Fixe quatro auto-adesivos de feltro (pode ser encontrado em lojas de artesanato), uniformemente espaçados, na parte inferior do maior disco de vinil (33 1/3 rpm). Estes irão atuar como "pés" para fazer a base da sua posição mais estável e dar-lhe um pouco de altura. No lugar de almofadas de auto-adesivos, você também pode cortar círculos a partir de um pedaço de feltro e colá-los.


2. Pegue o parafuso e coloque uma arruela de metal para o cargo de parafuso, seguido por uma arruela de feltro. (A arruela de metal é importante para o vinil grande porque ajuda a distribuir o peso e impede que o vinil quebre). Coloque o parafuso através do furo do vinil maior (33 1/3 rpm) de baixo para cima de modo que a arruela de feltro fique mais próxima da parte inferior do vinil. Coloque outra arruela de feltro sobre o parafuso para que ele toque a parte superior do disco, e o parafuso em uma das hastes do suporte de doces.



3. Coloque outra arruela de feltro sobre o cake stand rods (haste suporte do bolo), e deslize o recorde de tamanho médio (78 rpm) sobre o cake stand rods. Coloque  outra arruela de feltro e parafuso em outra das hastes, formando assim a segunda camada do suporte para doces.


4. Novamente, coloque uma arruela de feltro sobre o cake stand rods e o parafuso. Coloque o pequeno disco (45 rpm) para o cargo, e cubra com uma arruela de feltro. Aperte a  haste cake stand rods no topo. 



5. Agora é com você! Organize rosquinhas, biscoitos, ou seus doces favoritos nas diferentes camadas. Esta posição também pode ser utilizada para o queijo e bolachas, legumes cortados, e outros lanches. Você pode até usá-lo como uma mesa central para a exibição de itens não alimentares.



Fonte imagens: Tumblr e Pinteres

Fonte tutorial: DIY Tutorial & Vintage Vinyl Record Dessert Stand


Acompanhe o blog também em: Instagram | Twitter | Facebook | Pinterest

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM:

0 comentários

Comentários são sempre bem-vindos e eu vou gostar de saber o que você acha do blog ♥. Mas lembre-se: sem palavrões ou xingamentos. Ah! E deixe o endereço do seu site/blog pra eu poder visitar.

Portfólio

DISCLAIMER

Todos os textos publicados são produzidos por Ariadne Rodrigues, exceto quando sinalizado. Todo o material divulgado não autoral (fotos, vídeos, etc.) leva sempre o nome do autor e o link para o mesmo. Se ainda assim algum material não foi devidamente creditado ou não é permitido seu uso, você artista, pessoa pública, site ou empresa entre em contato via e-mail (devoltaaoretro@gmail.com) que o material será prontamente creditado e/ou removido. Não utilize as imagens e os textos feitos pelo De volta ao retrô sem autorização.

VAMOS CONVERSAR?