Filtros Instagram Old-School

segunda-feira, abril 01, 2013


1000memories é um site que permite você compartilhar e preservar suas fotos antigas. É como se fosse um disco rígido para guardar suas fotos. Eles se autodenominam “uma caixa de sapatos nova para suas fotos antigas”, ou seja, você cria “caixas de sapatos” virtuais, para guardar suas fotos favoritas e lembranças do passado.

Achei bem legal o conceito caixa de sapatos, pois é o lugar que geralmente fotos são guardadas.


O 1000memories tem um carinho especial por material antigo. E eles gostam bastante do  Instagram. Segundo eles o Instagram:

Ele celebra a estética, velho vintage das fotos de filmes de outrora. Mas há muita história por trás da foto e do filtro que muitas pessoas não estão conscientes de fato, nenhum dos aplicativos de fotos que você conhece hoje existiria sem a fotografia vintage que as inspirou. – Helena Price

Dessa forma o 1000memories criou um infográfico que mostra as câmeras analógicas mais os filtros que eram usados para cada tipo de câmera, para recriar a aparência dos filtros que os inspirou o Instagram a fazer.

1º passo - eles escolheram as câmeras com base na estética que se aplicam geralmente às fotos com base nos efeitos dos filtros Instagram.

As câmeras foram:


Lomo LC-A + 

A Lomo LC-A é uma câmera de 35mm que lhe dá imagens radiantes e coloridas, contrastantes e uma vinheta. O original LC-A foi introduzido em 1984, e em 2006 Lomography lançou seu sucessor, o LC-A +.

Polaroid Land Camera


A Câmera Polaroid Land vem em uma variedade de modelos, os quais permitem que você produza imagens instantâneas diretamente da câmera. Polaroid vendeu o primeiro Land Câmara em 1948 e continuou a produção até 1983.

Polaroid SX-70


A Polaroid SX-70 é um high-end da câmera Polaroid dobrável produzida 1972-1981, tornando-se um item de colecionador entre fanáticos de película instantânea. Tanto a SX-70 como Polaroid Land Camera usam o mesmo filme.

Holga 

A Holga é famosa por sua sonhadora estética lo-fi. Cada Holga é diferente, mas você pode esperar suas fotos para ter alguma combinação de borrão, vinheta (bordas escuras), e vazamentos de luz (gotas de luz e cor em sua foto).

DIANA + 

No início de 1960 a Diana era uma lenda cult e surgiu recentemente produzida hoje pela Lomography. Diana, assim como Holgas são conhecidas como "câmeras de brinquedo", com lentes plásticas para refrigerantes, fotos sonhadores e corpos frágeis perfeitas para a criação de vazamentos de luz.

Holgaroid (Holga + Polaroid) 

Holgaroid é uma Holga com um anexo de filme Polaroid na parte traseira, permitindo que você crie estampas personalizadas como as da Polaroid com uma vinheta em torno das bordas.

Yashica Mat 124G 

A Yashica Mat Gêmea Lens Reflex (RLA) é uma câmera vintage de colecionador fabricados entre 1970 e 1986. Ela produz retratos incrivelmente nítidos sem quebrar o banco.

2º passo - eles pesquisaram diferentes filmes e processos. Para eles certos filmes reagem a diferentes tipos de processamento.

Resumo de como o processamento de filme colorido funciona:


Existem dois tipos de película de cor de filme negativo, o que é normalmente processada em uma solução química chamada C-41, e película corrediça, o qual é normalmente processado em uma solução química chamada E-6.

Se você quiser mudar um pouco as coisas, você pode desenvolver o seu filme na solução química oposta que é destinado para resultados em mudanças drásticas na cor e exposição. Isto é chamado de processamento cruzado. Laboratórios de fotografia mais profissionais fazem isso por você, é só pedir para cross-processing na encomenda.

O tipo mais comum de processamento é feito com uma película deslizante, tal como Fujichrome Velvia ou Ektachrome Kodak. Filmes diferentes reagem de maneira diferente ao processamento cruzado, e algumas películas não podem ser multi-processadas de todo (isto é, filme preto e branco).

Com filme instantâneo é um processo completamente diferente. O desenvolvimento é feito dentro do filme, logo que você tira a foto o resultado é uma foto totalmente desenvolvida dentro de um minuto ou dois. 

Estas são as películas + process combo que encontramos para produzir cores mais semelhante aos filtros originais analógicos:

Fujichrome Velvia 50 (Cross-Processed)

Velvia filme 50 prevê tons quentes saturados quando processados normalmente. Quando tem o processado cruzado, as cores mudam para tons azuis e verdes.

Polaroid 600 

Polaroid 600 é uma película de filme colorido instantâneo que é frequentemente a cor verde, embora as tonalidades podem variar dependendo das condições.

Polaroid 600 (Expired)

Quando usado após sua data de vencimento, o filme Polaroid 600 podem produzir imagens instantâneas com um elenco de cores desbotadas que vão do laranja ao amarelo para bege.

Polaroid 80 Chocolate

Polaroid Chocolate 80 é uma película sépia que produz fotos com tons roxo-acastanhadas.

Kodak Ektachrome (Cross-Processed)

Ektachrome é geralmente uma película equilibrada e neutra. Quando tem o processado cruzado, as cores não mudam muito, mas as fotos ficam mais brilhantes e mais saturadas (principalmente os amarelos e azuis).

Impossible Project PX 70

O Impossible Project’s PX 70 filme produz fotos instantâneas, geralmente com tons mais frios de azul desbotados.

Fujichrome Velvia RVP100

Você já reparou o RVP100 filtro na fronteira Nashville? Isso é do filme Fujichrome Velvia RVP100. Quando processados ​​normalmente, este filme produz fotos com um leve avermelhado, magenta, rosa ou tonalidade roxa.

Impossible Project PZ 680

Este Filme produz fotos instantâneas, geralmente com tons mais quentes de laranja ou amarelo.

Fujichrome Velvia 100F (Cross-Processed)

Velvia 100F fornece as mesmas cores Velvia 50 quando processados ​​normalmente. Quando tem o processado cruzado, surpresa! As cores se deslocam no sentido oposto, o que resulta em fotos quente, vermelho-escuros.

Ilford XP2 

Ilford XP2 filme é uma película de uma (cor-forming) cromogénica em que a imagem final é feita de corante, permitindo uma fotografia preta e branca com ocasionais tons azuis.

3º passo - o passo seguinte foi testar combinações diferentes, eles começaram a combinar pares de filme e câmera no Flickr, procurando fórmulas que melhor correspondiam aos efeitos que as pessoas desejam obter a partir Instagram.

O resultado você vê nesse infográfico. As fotos que estão no resultado da combinação de câmera e filme no infográfico estão com efeitos analógicos. Impressionante, não é?


Créditos do projeto

Créditos das fotos (todas as fotos usadas com permissão)
“Walden” - Photo by Leandro Fornasir
“X-Pro II” - Photo by Christian Quirino
“Lomo-Fi” - Photo by Helena Price
“Brannan” - Photo by Daniela Siegenthaler
“Hefe” - Photo by Toby Hancock
“Earlybird” - Photo by Anna Corrianda
“Sutro” - Photo by Jordan Husney
“Poprocket” - Photo by Rachel Winslow
“Nashville” - Photo by Dan Westmore
“Gotham” - Photo by Eric Grosh

Acompanhe o blog também em: Instagram | Twitter | Facebook | Pinterest

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM:

0 comentários

Comentários são sempre bem-vindos e eu vou gostar de saber o que você acha do blog ♥. Mas lembre-se: sem palavrões ou xingamentos. Ah! E deixe o endereço do seu site/blog pra eu poder visitar.

Portfólio

DISCLAIMER

Todos os textos publicados são produzidos por Ariadne Rodrigues, exceto quando sinalizado. Todo o material divulgado não autoral (fotos, vídeos, etc.) leva sempre o nome do autor e o link para o mesmo. Se ainda assim algum material não foi devidamente creditado ou não é permitido seu uso, você artista, pessoa pública, site ou empresa entre em contato via e-mail (devoltaaoretro@gmail.com) que o material será prontamente creditado e/ou removido. Não utilize as imagens e os textos feitos pelo De volta ao retrô sem autorização.

VAMOS CONVERSAR?