Rosie, The Riveter: We Can Do It!

sexta-feira, março 08, 2013


No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecido em Nova York, resolveram lutar por melhores condições de trabalho fazendo uma greve. A manifestação foi reprimida com muita violência, as operárias foram presas na fábrica e a incendiaram. Cerca de 130 tecelãs morreram carbonizadas em um ato totalmente desumano.



Assim ficou decidido que o dia 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. O que hoje é encarado como uma data festiva e comemorativa teve sua origem na manifestação de um grupo de operárias.


Ao longo da história houve marcos de lutas das mulheres, por melhores condições de vida e trabalho, por direitos iguais aos dos homens.

E hoje quero fazer menção a um desses marcos que deu origem ao cartaz We Can Do It! Um ícone que simboliza o movimento feminista durante a Segunda Guerra Mundial, e também uma grande estratégia de marketing do governo Americano para contratar mulheres para serem operárias em usinas e fábricas em todo o país, pois as fábricas ficaram carentes de mão-de-obra, e para suprir esse buraco, as mulheres foram convocadas para ocupar essa área que, até então, era "trabalho masculino".  


A campanha teve um forte apelo também aos maridos que tinham que permitir que suas esposas deixassem os lares ou empregos como secretária ou professoras para um trabalho mais braçal.


Assim surgiu o famoso cartaz We Can Do It, com a criação da personagem “Rosie, The Riveter” (ou Rosie, a Rebitadeira), a ilustração feita por J. Howard Miller exibe uma mulher forte mostrando seus músculos, trabalhadora que não perdeu sua feminilidade, usando batom e o lenço vermelho de bolinhas brancas na cabeça. A técnica usada para ilustrar Rosie era a mesma a que muitos outros ilustradores de pin-ups da época usavam.


A personagem Rosie foi inspirada em uma operária de 19 anos, Geraldine Doyle (1924-2010), uma operária que trabalhava em uma fábrica de Michigan.


Com o fim da guerra esperava-se que as mulheres voltassem aos seus lares para cuidar de seus filhos e maridos cansados da guerra. Algumas retornaram, mas outras se negaram a isso, elas atenderam ao chamado de “Rosie” quebrando diversos tabus, começaram a lutar pelo espaço no mercado de trabalho, a buscar por direitos a salários melhores, já que na época elas ganhavam bem menos exercendo a mesma função que um homem.


Esse cartaz mobilizou muitas mulheres a deixar sua posição de dona de casa e ter coragem para tentar um emprego remunerado e mais ainda para lutar por seus direitos. A mulher trabalhadora dominou por completo a imagem pública isso tudo sem perder a feminilidade.

Com o passar dos anos a imagem de Rosie se solidifica cada vez mais e se torna referência social e fashion, sobre tudo um símbolo feminista. Passa também a ideia de que as mulheres são tão fortes e capazes quanto os homens.


Essa é a homenagem que o De volta ao retrô faz a todas as mulheres, mais do que ganhar flores, chocolates, etc., o melhor presente para todas nós é o respeito e lembrar das primeiras corajosas que se prontificaram em mostrar que nós mulheres somos tão capazes quanto os homens.

Acompanhe o blog também em: Instagram | Twitter | Facebook | Pinterest

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM:

4 comentários

  1. Feliz dia das mulheres .
    Beijos
    cherrycriis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! Muito legal seu site tbm
    Porém, erroneamente, dizia-se que a imagem era inspirada em Geraldine Doyle, mas descobriu-se que a verdadeira identidade é de Naomi Parker Fraley. Segundo o jornal New York Times, em matéria após sua morte (janeiro de 2018 aos 98 anos), demorou mais de 70 anos para ser reconhecida, vindo a ser encontrada apenas em 2015.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia a história.
    Uma honra poder partilhar essa história 👏🏻

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos e eu vou gostar de saber o que você acha do blog ♥. Mas lembre-se: sem palavrões ou xingamentos. Ah! E deixe o endereço do seu site/blog pra eu poder visitar.

Portfólio

DISCLAIMER

Todos os textos publicados são produzidos por Ariadne Rodrigues, exceto quando sinalizado. Todo o material divulgado não autoral (fotos, vídeos, etc.) leva sempre o nome do autor e o link para o mesmo. Se ainda assim algum material não foi devidamente creditado ou não é permitido seu uso, você artista, pessoa pública, site ou empresa entre em contato via e-mail (devoltaaoretro@gmail.com) que o material será prontamente creditado e/ou removido. Não utilize as imagens e os textos feitos pelo De volta ao retrô sem autorização.

VAMOS CONVERSAR?