Inspiração posters retrô – Heróis #3

segunda-feira, fevereiro 18, 2013


Com cidades e lugares sombrios e seus heróis problemáticos, o ilustrador Marko Manev, desenvolveu uma série de posters com os alguns dos principais super heróis, em um ambiente totalmente noir.

Caracterizados pelos filmes de cenas violentas, mulheres fatais, personagens dúbios e atormentados, os primeiros noirs apareceram no início da década de 40 nos EUA.

Apesar do estilo ter berço norte americano, a expressão é de origem francesa. Durante a Segunda Guerra Mundial, os alemães proibiram toda e qualquer produção americana na França, até então ocupada pelos nazistas. Com o fim da ocupação, vários filmes entraram no circuito francês, assim eles puderam assistir em suas telas a produção americana dos últimos anos. A nova geração de cinéfilos e críticos, ao analisar as produções desconhecidas, as denominaram film noir (em português: filme preto).

O film noir resulta da combinação de estilos e gêneros do cinema e das artes plásticas, a sua estética é fortemente influenciada pelo expressionismo alemão, que priorizava os recursos de iluminação para destacar aspectos psicológicos dos personagens ou criar um clima misterioso para o expectador.

É possível perceber nessas ilustrações alguns elementos visuais característicos da estética noir, como alto contraste entre o preto e o branco, que são destacados com jogos de luzes e sombras, iluminação de baixa intensidade e o uso recorrente de fumaça e névoa. A luz é feita por zonas, manchas e flashs, esse recurso isola o personagem do ambiente e faz com que a atenção do espectador se concentre na ação do herói, além de conferir mais dramaticidade a cena. Confira:


As ilustrações são belíssimas e dignas de serem emolduradas e penduradas na parede.

Acompanhe o blog também em: Instagram | Twitter | Facebook | Pinterest

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM:

3 comentários

  1. O do Homem Aranha é phyno demais! E o tanto que a luz é muito boa?!

    ResponderExcluir
  2. @Lelê nos 70

    O do Batman e do Capitão América também não ficam atrás, pirei em como o artista usou a luz, as texturas. Enfim fantastic!

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos e eu vou gostar de saber o que você acha do blog ♥. Mas lembre-se: sem palavrões ou xingamentos. Ah! E deixe o endereço do seu site/blog pra eu poder visitar.

Portfólio

DISCLAIMER

Todos os textos publicados são produzidos por Ariadne Rodrigues, exceto quando sinalizado. Todo o material divulgado não autoral (fotos, vídeos, etc.) leva sempre o nome do autor e o link para o mesmo. Se ainda assim algum material não foi devidamente creditado ou não é permitido seu uso, você artista, pessoa pública, site ou empresa entre em contato via e-mail (devoltaaoretro@gmail.com) que o material será prontamente creditado e/ou removido. Não utilize as imagens e os textos feitos pelo De volta ao retrô sem autorização.

VAMOS CONVERSAR?